
As obras da via que vai tirar o tráfego pesado de caminhões do Centro de Iconha devem estar concluídas no segundo semestre deste ano. Pelo menos esta é a previsão da ECO-101. A construção do contorno foi iniciada em setembro de 2016.
De acordo com a concessionária, as obras estão em ritmo acelerado, sendo realizadas em cinco frentes de trabalho e já na fase final da terraplanagem. Estão sendo investidos R$ 76,9 milhões.
A entrada para o Contorno de Iconha será no Km 373,5 e a saída no Km 380,2, onde o traçado da nova via se encontrará com a pista existente. Cada faixa terá 3,6 metros de largura, além de faixa de segurança com 80 cm entre a pista e o canteiro e acostamento de 2,5 metros. As pistas serão divididas por canteiro central de 4,5 metros de largura. Ao longo do novo trajeto também será implantada uma ponte sobre o Rio Iconha.
O traçado do contorno foi elaborado dentro dos padrões internacionais de desempenho, com curas suaves, aclives e declives moderados. Todas as curvas e rampas da nova pista serão compatíveis com a velocidade média de 80 km/h.
Para garantir a execução desses padrões, será necessário um grande volume de corte e aterro, além de obras complexas de contenção e também corte em rochas. O gerente de ampliação explica que tais medidas visam dar ainda mais segurança ao usuário da BR-101.
Gargalo
Considerado como o principal gargalo de tráfego no trecho sul da BR-101/ES, a travessia urbana de Iconha atualmente é realizada em aproximadamente uma hora, em horário de pico. Com a implantação do Contorno de Iconha, esse tempo de travessia passa a ser de seis minutos.
Compensação ambiental
Seguindo as determinações do Licenciamento Ambiental, como ações de mitigação, a ECO-101 vai reflorestar 2,2 hectares, com a plantação de aproximadamente seis mil mudas. Esse trabalho será realizado através do Projeto Reflorestar, uma parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo.
Além disso, a concessionária vai repassar mais de R$ 300 mil para unidades de Conservação Ambiental no Espírito Santo.
“Historicamente, a BR 101 se tornou um desafio no campo da infraestrutura. É uma rodovia que corta todo o nosso Estado e liga as regiões Nordeste e Sudeste do país. Durante muitos anos mobilizamos as lideranças políticas, empresariais, trabalhadores e a sociedade para buscarmos uma solução para BR 101. Felizmente, depois de muitas idas e vindas, conseguimos que a via fosse licitada em processo de concessão. Agora temos uma concessionária responsável por cuidar da estrada e fazer as adaptações e duplicações. Faço essa visita nesta obra colossal que irá reduzir o tempo e dar mais segurança na travessia deste trajeto”, disse o governador Paulo Hartung, em visita às obras.
Hartung disse ainda que o Governo do Estado também está em diálogo com os órgãos e autoridades federais na liberação das licenças e autorizações necessárias para execução das obras em toda a rodovia.
Contorno de Iconha em números
– Extensão total de pista duplicada: 8 km.
– Implantação de quatro viadutos, sendo dois no acesso e dois na saída do contorno.
– Implantação de duas pontes sobre o Rio Iconha, sendo uma para cada sentido.
– Quatro faixas de rolamento com acostamento.
– 150 empregos diretos e 200 indiretos.
– 2 milhões de m³ de movimentação de solo e rocha.
– Mais de 100 placas de sinalização.
– Mais de 35 toneladas de concreto asfáltico.
– Mais de 1 mil metros de bueiros e galerias.
– Mais de 22 mil metros de sarjetas e valetas.
Faça um comentário