1ª escola indígena de Beach Soccer do Brasil é inaugurada em Aracruz com apoio da Suzano

Projeto gratuito beneficiará crianças e jovens de cinco aldeias, unindo esporte e educação.

Na última terça-feira (08), a aldeia Caieiras Velha, em Aracruz (ES), ganhou a 1ª Escola Indígena de Futebol de Areia do Brasil. O projeto atenderá crianças e adolescentes de 7 a 17 anos em cinco comunidades: Caieiras Velha, Irajá, Pau Brasil, Comboios e Guarani.

Para participar, os jovens precisam estar matriculados na escola e manter boas notas. Vilson Jaguareté, vereador e líder indígena, explica: “Não queremos só formar atletas, mas bons cidadãos.” O projeto tem apoios da Suzano e Imetame.

A secretária de Ações Estratégicas de Aracruz, Jeesala Coutinho, destacou a importância do projeto: “O esporte tira as crianças das telas, promove saúde e interação social.”

Gerson Peixoto, da Suzano, reforçou: “O esporte transforma vidas. Estamos orgulhosos de apoiar essa iniciativa, que valoriza a cultura indígena.”

A escola está em fase final de reforma e terá três aulas por semana, com treinadores da Federação Capixaba de Beach Soccer. Das 68 vagas, 80% já foram preenchidas. “Esperamos que o número dobre logo”, diz Ana Maia, gestora do projeto.