
As celebrações do Dia Internacional da Diversidade Biológica nesta terça (22) marcam os 25 anos de entrada em vigor de tratado internacional assinado por 196 países. A Convenção sobre Diversidade Biológica foi aberta para assinaturas durante a Rio-92, realizada na cidade do Rio de Janeiro e entrou em vigor em 1993.
O objetivo geral da Convenção é incentivar um futuro sustentável, promovendo a conservação da diversidade biológica, o uso sustentável da biodiversidade e a divisão justa dos benefícios obtidos com a utilização de recursos genéticos.
Celebrações
O aniversário dos 25 anos do tratado será celebrado com uma série de eventos nas cidades de Montreal, sede da Convenção, e de Nova Iorque. De acordo com o secretariado da Convenção, a data é uma oportunidade única para destacar as conquistas dos objetivos do tratado em níveis nacional e global.
Também é o momento de olhar para o futuro, quando se estudam os próximos passos a serem tomados após o encerramento da chamada Década das Nações Unidas para a Biodiversidade 2011-2020.
Conheça neste vídeo o Projeto Nacional de Biodiversidade de Conservação do Parque Nacional do Iona, produzido pelo PNUD Angola e parceiros para divulgar o parque e marcar as celebrações do Dia Internacional da Diversidade Biológica.
Conquistas
Para o secretariado da Convenção, hoje existe o reconhecimento do valor global da diversidade biológica. Porém, várias espécies estão sendo reduzidas, de forma significante, devido às atividades humanas.
O secretariado também aponta progressos obtidos com a convenção nestes 25 anos. Entre eles, o desenvolvimento de um guia científico para a conservação e uso sustentável da biodiversidade por biomas ao redor do mundo e a implemetação do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança.