O Anuário IEL 200 Maiores e Melhores Empresas no Espírito Santo, em sua 23ª edição, apresenta o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) na 77ª colocação. A publicação desenvolvida pelo Instituto Evaldo Lodi (IEL-ES), do Sistema Findes, disponibiliza conteúdo sobre o desempenho financeiro das empresas e grupos econômicos.
O critério técnico adotado para produção do ranking toma como base a Receita Operacional Líquida (ROL), que é calculada pela diferença entre o valor das vendas deduzidas das devoluções e abatimentos e os impostos sobre vendas, no último exercício contábil.
O Anuário, além de apresentar o ranking das principais empresas em atuação no Estado, é um tradicional instrumento de informações técnicas e empresariais de empresas e grupos empresariais em operação em solo capixaba. Os dados da publicação são extraídos dos balanços do exercício 2018 das empresas, tais como: a receita operacional bruta, o resultado líquido do exercício, o patrimônio líquido, o número de empregados, a rentabilidade do patrimônio líquido, a liquidez corrente, entre outros.
Estas informações estatísticas contribuem para auxiliar na avaliação do desempenho econômico-financeiro anual dos empreendimentos capixabas.
Para o diretor-presidente do Bandes, Maurício Cézar Duque, a publicação reconhece a importância do banco e o novo papel adotado na atual gestão de atuar como um instrumento da política pública de desenvolvimento do Governo.
“Estamos trabalhando em duas vias: o desenvolvimento regional e setorial. Essa atuação engloba o trabalho com o fortalecimento e o fomento ao empreendedorismo e à micro e pequena empresa, ações que o Bandes já faz, ou seja, crédito com qualidade para gerar oportunidades no Estado, pulverizando recursos”, explica o presidente.
A publicação traz ainda informações sobre temas atuais nas áreas econômicas, tecnológicas, gestão de empresas, inovação, negócios e responsabilidade social e outros aspectos que impactam o ambiente de negócios capixaba.