Cidades Inteligentes: Vitória é 1º lugar em Saúde no Brasil pelo 5º ano seguido

O Prefeito Luciano Resende recebe o prêmio em nome da cidade

Vitória foi mais uma vez destaque no Connected Smart Cities, a mais importante iniciativa de cidades inteligentes do Brasil, realizada nesta semana em São Paulo. A capital capixaba ganhou, pelo quinto ano consecutivo, o prêmio de 1º lugar em Saúde.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, e a secretária de Saúde, Cátia Lisboa, foram ao evento da premiação para receber os troféus.

Além da Saúde, Vitória também faturou este ano o 8º lugar geral entre as cidades mais inteligentes e conectadas do País.

Reconhecimento em outras áreas

Na edição deste ano, a cidade entrou para a lista das 10 cidades mais inteligentes, ficando com a 5ª colocação em Mobilidade e a 6ª posição em Meio Ambiente, além de ficar em 10º nas categorias Economia, Educação e Tecnologia e Inovação e 11º lugar em Governança.

Levantamento

O levantamento, realizado pela Urban Systems em parceria com a Sator, mapeia todas as cidades com mais de 50 mil habitantes (666 municípios) com o objetivo de definir aquelas com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.

Fonte de informação

“Uma cidade inteligente é aquela que usa tecnologia e inovação para fazer mais, fazer melhor e com menos recursos, beneficiando quem mais precisa: a população. Portanto, se torna uma cidade mais justa, mais humana e mais feliz. Nesse sentido, a pesquisa elaborada para o ranking é uma fonte de informação fantástica para as cidades brasileiras, principalmente em poder comparar as cidades com características semelhantes, com indicadores comuns e padronizados, e isso nos permite ver onde podemos melhorar, tendo em vista a realidade brasileira”, destacou o prefeito Luciano Rezende.

“Desde que assumimos a gestão, em 2013, temos investido em soluções de tecnologia que modernizem o processo de gestão e proporcionem melhor atendimento aos moradores. Vitória vem se mantendo em posições de destaque no ranking, principalmente em Saúde, sendo pentacampeã desde 2015, e entrou para a lista das 10 melhores cidades (Top 10) em Educação, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, Economia, Governança, Tecnologia e Inovação”, salientou ele.

Saúde

Vitória se destacou no eixo Saúde com 5,29 leitos por mil habitantes, 837 médicos por 100 mil habitantes, despesas pagas de R$ 688 por habitante no setor e 5,7 óbitos por mil nascidos vivos.

Para a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, o Agendamento Online, a Rede Bem Estar e o Confirma Vitória são um marco da atual gestão.

 “O município de Vitória tem trabalhado desde o início da gestão com o conceito de cidade inteligente, o que contribui na gestão dos serviços com foco no cidadão, de forma mais justa e mais humana”, disse a secretária.

Agendamento

O Agendamento Online para marcação de consultas odontológicas, médicas e de enfermagem agilizou a forma como as consultas são marcadas nas 29 unidades de saúde do município e também contribuiu para a elaboração de um sistema de confirmação que não permite que as vagas sejam perdidas por falta dos pacientes.

A ferramenta, desenvolvida pela Sub-TI e que foi ampliada para os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), pode ser acessada por meio do portal da Prefeitura ou pelo aplicativo Vitória Online.