Onze de outubro marca o Dia Nacional de Prevenção à Obesidade, um dos principais problemas de saúde da atualidade. E o alerta vale tanto para adultos, como para os pequenos. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, mais de 42 milhões de crianças menores de 5 anos estão acima do peso no mundo.
Um livro infantil comprova que é possível mudar essa realidade através da educação. ‘Luke, o macaco atleta’, da escritora capixaba Isa Colli, conta a aventura de um macaco que mantém hábitos de alimentação saudáveis e pratica atividades físicas diariamente. Preocupado com a obesidade, ele decide convencer as pessoas e os animais a mudar de vida. De maneira lúdica, a história mostra que as comidas gordurosas, frituras, alimentos processados e tantas outras guloseimas devem ser ingeridas com cautela porque podem provocar muitas doenças. Adotado em várias escolas no país, o livro está ajudando a mudar os hábitos alimentares dos alunos.
“As crianças foram influenciadas pelo exemplo do macaco atleta. Fico feliz de estar multiplicando ações positivas. Todos sabemos que uma criança bem nutrida corre menos risco de ficar obesa e, além disso, terá um melhor rendimento escolar”, afirmou Isa.
A autora, que mora atualmente na Bélgica, está no Brasil para visitar colégios que adotam o livro e participar de eventos sobre nutrição. Em setembro, ela esteve em escolas do Espírito Santo. Na semana passada, foi palestrante no Encontro Nacional de Conselhos de Alimentação Escolar, em Garulhos (SP). Em maio, o livro Luke foi citado em evento do Pacto de Milão, no Rio de Janeiro, como exemplo bem sucedido de prática pedagógica. Essa semana, Isa Colli está em Brasília para divulgar o projeto de Luke. A escritora aproveita para tocar os lançamentos da sua editora – Colli Books – que tem a sede na Bélgica e uma filial em Águas Claras (DF).
Apesar de criada há apenas um ano, a Colli Books já começa a se consolidar no mercado editorial. O selo contou com um estande na Bienal Internacional do Livro do Rio. Além de Isa Colli, estão lançando livros pela editora os escritores Fabiana Guimarães (‘A menina dos cabelos de alfenim’); Anete Lacerda (‘E se fosse você?’); Cláudia Cataldi (‘O sol que queria tomar banho de lua’); Tais Faccioli e Tiago Vilariño (‘O menino que descobriu as cores’) e Plinio Camillo (‘Notas de Escurecimento’). A meta de Isa Colli é dobrar, até 2021, o número de escritores no catálogo da Colli Books.