A ONU diz que “para a juventude rural, morar nas montanhas pode ser difícil.” Mas quando os jovens migram, “a agricultura fica abandonada, a terra degradada e as tradições culturais são perdidas.”
Os habitantes das montanhas estão entre as pessoas mais pobres do mundo. Para a ONU, educação, acesso ao mercado, oportunidades de emprego e bons serviços públicos podem garantir um futuro melhor para os jovens.
Este ano, as Nações Unidas destacam que a juventude deve assumir a liderança e “exigir que as montanhas e os povos das montanhas se tornem centrais nas agendas de desenvolvimento nacional e internacional.” Também devem pedir que estes territórios recebem mais atenção, investimentos e pesquisa.
Importância
As montanhas abrigam 15% da população mundial e um quarto dos animais e plantas terrestres do mundo. Segundo a ONU, 22% da superfície terrestre é coberta por montanhas, que têm um papel crítico para o crescimento econômico sustentável.
Cerca de 915 milhões de pessoas dependem das montanhas para garantir o seu sustento, ou 13% da população mundial.
Metade de toda a água doce usada pela humanidade todos os dias vem das montanhas. Para a ONU, a sua conservação é essencial para o desenvolvimento sustentável e faz parte da meta 15 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODSs.
Ameaças
As montanhas estão sendo ameaçadas pela mudança climática e pela exploração excessiva. À medida que o clima global continua aquecendo, seus habitantes enfrentam lutas ainda maiores para sobreviver.
O aumento da temperatura também significa que as geleiras das montanhas estão derretendo com uma velocidade sem precedentes, afetando a quantidade de água disponível para milhões de pessoas.
A ONU afirma que “esse problema afeta todas as pessoas”, que “devem reduzir sua pegada de carbono para cuidar desses tesouros naturais.”
O Dia Internacional da Montanha foi criado pela Assembleia Geral e é comemorado desde 2003, com o objetivo de ressaltar a importância do desenvolvimento sustentável das regiões montanhosas.
Fonte: ONU News