Cerca de 60 mil pessoas, entre moradores e turistas nas arquibancadas, mesas e camarotes e foliões que vão desfilar nas 19 agremiações, são esperadas para assistir aos desfiles das escolas de samba do Carnaval de Vitória, que começam nesta quinta (13) e vão até domingo (16), no Sambão do Povo, em Mário Cypreste.
O evento, que acontece sempre uma semana antes do Carnaval oficial do Brasil, movimenta a economia, aumenta o fluxo turístico e contribui para a geração de empregos.
De acordo com o Observatório do Turismo de Vitória, a estimativa é que a movimentação financeira no Carnaval de Vitória seja de R$ 16 milhões na economia local. Além disso, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo (ABIH-ES), o setor hoteleiro já registra taxa de ocupação média na faixa de 70% nesse período.
O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Leonardo Krohling, destaca a importância do evento. “Trata-se de um evento que beneficia diversos setores da economia, desde a indústria de fornecedores de materiais, passando por costureiros, marceneiros, coreógrafos, cabeleireiros, maquiadores, até os setores hoteleiro, gastronômico e de transportes, além de outras atividades formais e informais”, avalia.
Turistas
Krohling destaca ainda que a cada ano o Carnaval de Vitória atrai mais turistas e visitantes. “Nossa posição privilegiada, próxima aos estados de SP, RJ e MG, aliada à diversificada e qualificada rede hoteleira, à tradicional gastronomia e à infraestrutura do município, consolida nosso Carnaval como ótima oportunidade para receber turistas de outros estados e países para assistir aos desfiles, justificando a máxima de que ‘O Carnaval do Brasil começa aqui”, destaca.
Sobre o evento
Segundo dados do Observatório Municipal do Turismo, um levantamento realizado sobre o Carnaval de Vitória 2019 apresenta os seguintes números:
- envolveu a participação de 3.600 voluntários nas agremiações;
- gerou 4 mil empregos nas escolas de samba;
- proporcionou uma taxa média de 66,38% em 2019 na ocupação dos hotéis da capital;
- 21,3 mil pessoas sambam e cantam na passarela do samba.
Confira a programação dos desfiles
Quinta-feira (13/02)
Abertura: 20h
Início: 21h
1° Tradição Serrana
2° União Jovem de Itacibá
3° Mocidade Serrana Independentes de Eucalipto
4° Império de Fátima
Sexta – feira (14/01)
Abertura: 20h
Início: 22h
1° Pega no Samba;
2° Chega Mais;
3° Andaraí;
4° Rosas de Ouro;
5° Chegou O Que Faltava;
6° Unidos de Barreiros;
7° Mocidade da Praia.
Sábado (15/02)
Abertura: 20h
Início: 22h
1° Unidos da Piedade;
2° Jucutuquara;
3° MUG;
4° Boa Vista;
5° Imperatriz do Forte;
6° Novo Império;
7° São Torquato.