Estranhas essas incursões da polícia em áreas carentes do Rio de Janeiro em plena pandemia de coronavírus. O Poder Público não conseguiu atender às necessidades das favelas que tiveram que se organizar para sobreviver. Doações de alimentos e material de limpeza, ajuda médica, apoio para as famílias estavam chegando sem a presença do Estado. É verdade, que muita dessa ajuda estava vindo do tráfico de drogas. Inclusive, toque de recolher e restrição de circulação. Mas o que não se entende é porque agora? Quais as motivações? Combater o crime organizado? Qual a lógica de invadir favelas em plena luz do dia para prender bandidos?
Há quem diga que essas ações estão sendo realizadas para atender interesses das milícias, já que se não acontecem em bairros dominados por ela, mas em localidades de interesse para ocupação. Mas não seria lógico! Porque favorecer um grupo criminoso em detrimento de outro? Que interesse teria alguém nas polícias ou no governo estadual em fazer isso?
A verdade é que não há lógica em nenhum movimento e mais uma vez os pobres e inocentes pagam pela ineficiência ou por políticas equivocadas.