Prévia do PIB: economia cresce em 2024, mesmo patinando no último trimestre

Foto: Freepik

O Índice de Atividade Econômica (IBC-BR) do Banco Central, conhecido como a “prévia do PIB”, indica que a economia brasileira cresceu 3,8% em 2024. Esse resultado mostra uma aceleração em relação a 2023, quando o crescimento foi de 2,7%.

No entanto, o indicador também revela uma desaceleração no último trimestre de 2024. Em dezembro, o IBC-BR registrou uma queda de 0,73%, a maior desde maio de 2023.

O resultado oficial do PIB de 2024 será divulgado pelo IBGE em março. A expectativa do mercado financeiro é de que o crescimento da economia brasileira em 2024 fique em torno de 3,5%.

Para 2025, a projeção dos analistas é de desaceleração do crescimento, devido à alta dos juros e às incertezas no cenário internacional.

O que é o PIB?

O Produto Interno Bruto (PIB) é um dos indicadores econômicos mais importantes de um país. Ele representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos dentro das fronteiras de um país em um determinado período, geralmente um ano. Em outras palavras, o PIB mede o valor total da produção de um país. Ele é utilizado para analisar o desempenho econômico de um país ao longo do tempo, comparar a economia de diferentes países e avaliar o impacto de políticas econômicas.