Congresso de Cidades Digitais termina hoje em Vitória com foco na inovação e gestão pública eficiente

Imagem de Ethan Brooke por Pixabay

Evento reuniu líderes municipais e especialistas para promover a transformação digital nas cidades capixabas.

O 2º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes do Espírito Santo termina nesta sexta (11), em Vitória. O evento que começou nesta quinta (10) reúne prefeitos, gestores públicos e especialistas em tecnologia para debater como a inovação pode melhorar os serviços públicos e a qualidade de vida da população. Promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), em parceria com a Prefeitura de Vitória e a Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (CDTIV), o congresso acontece no Cecates, na Praia do Suá.

Com entrada gratuita, o congresso tem apresentações de representantes de Colatina, Nova Venécia e Itapemirim, além da participação do Ministério das Comunicações.

Vitória é destaque em soluções digitais

Na abertura, realizada ontem, a vice-prefeita Cris Samorini representou o prefeito Lorenzo Pazolini e destacou o protagonismo da capital na adoção de soluções digitais. “Vitória se consolida como uma cidade inovadora, com equipes comprometidas e resultados concretos. A tecnologia é uma ferramenta, mas o diferencial está nas escolhas certas e no comprometimento com o cidadão”, afirmou.

Vitória foi reconhecida como referência em inovação entre os municípios capixabas, sendo uma das cidades com maior número de startups no Estado. Durante o evento, o prefeito Lorenzo Pazolini recebeu o prêmio Prefeito Inovador 2025, pelo projeto “Uso de Inteligência de Dados para Automatizar o Remanejamento Escolar”, que tem agilizado e tornado mais eficiente o atendimento aos estudantes da rede municipal.

Cultura de inovação é prioridade

Leia também: Vitória se torna o centro do futuro: saiba como a transformação digital está mudando sua vida!

O diretor-presidente da CDTIV, Marcus Gregório, reforçou que uma cidade inteligente vai além da tecnologia: “É preciso promover uma cultura de inovação com foco em políticas públicas inclusivas”. Já o diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho, destacou que o congresso é um instrumento de transformação para os municípios. “Nosso papel é inspirar gestores públicos e fomentar o avanço conectado e humano das cidades.”

Na programação de ontem, a subsecretária de Gestão Pedagógica de Vitória, Luana Santos Lemos, apresentou o projeto Criar Vitória: Tecnologia como Aliada na Educação, que mostra como a transformação digital está impactando positivamente o ensino na capital.

Cooperação entre municípios fortalece gestão pública

A iniciativa também abriu espaço para a apresentação de boas práticas de cidades como Alegre, Cariacica, Venda Nova do Imigrante e Guarapari. Os painéis reforçaram a importância da cooperação entre os municípios e o uso estratégico de tecnologia para construir cidades mais inteligentes e eficientes.

Último dia com programação aberta ao público

Com programação até o fim da tarde, o congresso ainda oferece uma oportunidade para gestores, servidores públicos, estudantes e interessados no tema participarem das discussões e conhecerem experiências que estão transformando a administração pública no Espírito Santo.