Pesquisa aponta defeitos na maioria das rodovias brasileiras

Mais da metade das rodovias brasileiras estão com problemasRodovias brasileiras precisam de melhorias.

Pesquisa divulgada nesta quarta (26) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostra que 58,2% das rodovias brasileiras têm algum tipo de deficiência na pavimentação, sinalização ou geometria e foram classificadas como regulares, ruins ou péssimas. Outras 41,8% foram classificadas como ótimas ou boas.

Em relação ao pavimento, 48,3% dos trechos avaliados foram classificados como regulares, ruins ou péssimos. Para a sinalização, esse percentual foi de 51,7% e na geometria, 77,9%. A pesquisa avaliou 103 mil quilômetros de estradas e abrangeu toda a malha de rodovias federais e as principais rodovias estaduais pavimentadas, incluindo trechos concedidos à iniciativa privada.

Os trechos de rodovias concedidas à iniciativa privada têm melhor avaliação, com 78,7% da malha classificada como ótima ou boa. Nas rodovias públicas, 32,9% foram avaliadas como ótimas ou boas. Como em 2015, as dez melhores rodovias apontadas pela pesquisa tem gestão privada.

De 2015 para 2016 o levantamento aponta que houve aumento de 26,6% no número de pontos considerados críticos nas rodovias, com problemas como buracos, queda de barreiras e erosões.

Além disso, a pavimentação atinge apenas 12,3% da extensão rodoviária nacional. A CNT estima um aumento médio de 24,9% no custo operacional do transporte no país em função das más condições das rodovias. A região Nordeste é a que tem as piores condições de pavimento.

“A manutenção deveria ser feita de forma mais efetiva e freqüente, pois [a falta de manutenção] é um processo evolutivo de perda de qualidade e que vai gerando incrementos de elevação de custo e de queda de segurança”, disse o diretor executivo da CNT, Bruno Batista.

Investimentos

“Lembrando que o Brasil está investindo hoje uma média de R$ 6 bilhões a R$ 7 bilhões (em rodovias), estamos a anos-luz da situação ideal e equacionar esse problema é uma atribuição que o governo terá que fazer. Imaginamos que isso deve passar necessariamente por uma maior atratividade e facilitação da participação da iniciativa privada”, disse Batista.

A CNT calcula que, para melhor qualificar a malha rodoviária brasileira, seriam necessários investimentos de R$ 292,54 bilhões. Desse total, R$ 137,13 bilhões seriam destinados a duplicações; R$ 98,33 bilhões a construção de novos trechos e pavimentação; e R$ 57,08 bilhões para restauração e reconstrução de pavimentos.

Fonte: Agência Brasil

228 Comentários

  1. mexican mail order pharmacies: mexico pharmacy – buying prescription drugs in mexico

  2. where can i buy generic clomid without a prescription: can you get clomid pills – how to get cheap clomid without insurance

  3. mexican drugstore online: mexican rx online – mexican border pharmacies shipping to usa

  4. where to get zithromax: zithromax – purchase zithromax online

  5. comprare farmaci online con ricetta: super kamagra – comprare farmaci online all’estero

  6. viagra originale recensioni: viagra generico – siti sicuri per comprare viagra online

  7. к чему снится 2 полоски на тесте
    с воскресенья на понедельник сонник карабкаться по лестнице сонник
    бить невестку
    кормить ребенка супом во сне, сонник суп грибной высоцкий по гороскопу

  8. паж жезлов совет на день, паж жезлов действия мужчины кто из знаков зодиака подходит мужчине льву 08 год кого по гороскопу
    гороскоп водолей на следующую неделю майл если снится мертвое
    озеро

  9. Greetings! Very helpful advice in this particular
    article! It is the little changes that will make the largest changes.
    Thanks a lot for sharing!

  10. 1xbet скачать: 1хбет – 1хбет официальный сайт

  11. 1вин официальный сайт: 1вин сайт – 1win официальный сайт

  12. 1win: 1вин – 1win официальный сайт

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.