Para fortalecer a aprendizagem dos estudantes capixabas, o governador Paulo Hartung sancionou, nesta terça (28), a Lei que institui o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), durante encontro com 56 prefeitos e seus secretários municipais de Educação, no Palácio Anchieta. Na oportunidade, também foram anunciadas ações para o desenvolvimento do Pacto, como financiamento de R$ 200 milhões, por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para construção de creches em todo o Estado, disponibilizando assim mais vagas aos estudantes capixabas.
O governador Paulo Hartung explicou que o Poder Executivo Estadual foi buscar no Ceará um exemplo de aprendizado e qualidade educacional na área púbica. Hartung ressaltou a importância dos avanços nas obras que estão em andamento no Estado para modernização da infraestrutura, mas afirmou que o maior diferencial competitivo é a qualificação da população. “Fomos buscar essa experiência bem sucedida no Ceará, que demonstrou que com gestão é possível. Infraestrutura é bom, mas infraestrutura econômica é apenas um elemento de competitividade e não é o mais importante. O mais importante é melhorar a qualificação para nossa juventude. Quero propor que a melhoria da educação em terras capixaba seja uma busca permanente com participação de nossos prefeitos, empresários e líderes para podermos escrever outra história da educação pública em nosso país”, cravou.
“O nosso Pacto quer tratar a melhoria da aprendizagem dos estudantes desde a creche até o 9º ano do Ensino Fundamental. Essa é uma proposta estruturante para que todos possam colaborar, Estado e municípios. Precisamos reconhecer que avançamos nas duas últimas décadas, mas ainda estamos muito aquém do ideal, e temos que assumir o compromisso de promover as pessoas. A escola precisa ser uma ferramenta de emancipação humana para que o indivíduo possa progredir”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.
“O que podemos observar, é que há um desafio, que está associado à expansão da oferta de vagas para crianças de 0 a 03 anos. Há uma necessidade de expansão dos investimentos em infraestrutura, para garantir a ampliação do acesso. O mesmo já não é válido para as demais faixas etárias, que carecem de investimentos de outra natureza, ou seja, na melhoria da qualidade do ensino”, observou o secretário.
Durante o evento, o secretário anunciou que o Governo Estadual está viabilizando o financiamento de R$ 200 milhões, por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para que sejam construídas e equipadas creches em diversos municípios. Um planejamento já está sendo executado, paralelamente ao trabalho de adesão dos municípios ao Pacto, para que possam ser otimizados esses recursos. A previsão é que até o final deste ano sejam direcionados os recursos às cidades.
Também foi anunciado na solenidade que será enviado para a Assembleia Legislativa do Estado um novo projeto de lei que prevê adicionar o desempenho dos municípios na área da educação como um dos elementos do Índice de Participação dos Municípios (IPM) na distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O Governo do Estado divide entre os 78 municípios 25% do ICMS arrecadado.
Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo – Paebes 2016
O secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, apresentou os dados com o desempenho dos estudantes do Ensino Fundamental em 2016, por meio do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes).
Em Língua Portuguesa, a proficiência média dos alunos da 4ª série/5º ano na rede estadual atingiu 214,6 e na municipal foi de 207,6, sendo na escala considerada como proficiente. Já os estudantes da 8ª série/9º ano da rede estadual atingiram a média de 248,7, e os da rede municipal, 248,4, quase atingindo a escala de avançado, que é a partir de 250.
Em Matemática, a proficiência média dos estudantes da 4ª série/5º ano na rede estadual foi de 224,2, e na rede municipal, 218,3, também sendo considerada proficiente. Já os estudantes da 8ª série/9º ano da rede estadual atingiram a média de 253,3, e os da rede municipal, 251,8, alcançando a escala de nível avançado.
“Percebemos que houve um aumento e uma pequena melhora na aprendizagem dos estudantes das redes municipais e estadual. Mas essa melhora ainda está lenta e o Pacto vem para acelerar esse crescimento. O que estamos propondo é simples e objetivo: que, juntos, possamos utilizar os recursos da melhor forma e que o objetivo principal seja a melhoria da aprendizagem dos estudantes. Com a aplicação do Paebes será possível enxergar as redes e direcionar os recursos de acordo com as necessidades de cada escola”, destacou o secretário.
Sanção da lei
Com a nova Lei, sancionada pelo governador Paulo Hartung nesta terça-feira (28), para dar maior agilidade e eficiência das atividades desenvolvidas pelo Pacto, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) fica autorizada a firmar acordos de cooperação técnica e financeira com os municípios capixabas, com instituições de ensino superior públicas, privadas e fundacionais, organizações da sociedade civil e outros entes federativos.
Além disso, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) fica autorizada a conceder bolsa de pesquisa e de extensão tecnológica a servidores públicos, ou não, com o objetivo de realizar pesquisas e ministrar treinamentos e capacitações das equipes da Secretaria de Estado da Educação e dos técnicos e professores da rede municipal de ensino, para os fins da execução das ações de cooperação técnica no Pacto.
Também será criada uma estrutura organizacional básica da Sedu, a Unidade de Fomento à Colaboração para Aprendizagem no Espírito Santo, para coordenar em nível estadual as ações do Pacto.
Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo – Paes
A melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes da educação básica no Espírito Santo, envolvendo domínio de competências como leitura, escrita e cálculo adequado à idade e ao nível de escolarização, é o principal objetivo do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).
A proposta do Paes é implantar ações envolvendo a união de esforços entre o Governo do Estado, as prefeituras, a sociedade civil e a iniciativa privada, com ações focadas nas salas de aula, que resultem em avanços significativos de aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental.
As principais metas do Pacto são que 100% dos municípios façam a adesão até o final de 2018 e que as metas do Plano Estadual de Educação também sejam alcançadas.
O Pacto está estruturado em três áreas de atuação: Apoio à Gestão – que envolve a instituição formal do Pacto e a estrutura necessária para o seu funcionamento; o Fortalecimento da Aprendizagem – que se relaciona à padronização de currículo e material didático no ensino fundamental, formação de professores e gestores escolares, monitoramento/avaliação da aprendizagem, estímulo e valorização da produção literária local e leitura dos estudantes e incentivos à melhoria de resultados nas redes de ensino; e também a Infraestrutura e Suporte – que propõe estratégias para suprir demanda por educação infantil e organização das redes visando à otimização de recursos e potencialização de resultados.
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