Para dar maior visibilidade ao enfrentamento da violência contra a mulher e ampliar as ações de prevenção, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) ampliou a programação dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, na Grande Vitória e no interior do Estado. As atividades começam nesta quinta (23) e seguem até dia 10 de dezembro.
Neste período, a SEDH estará atuando nos municípios da Grande Vitória e do interior do Estado, realizando campanhas de conscientização nos terminais do Sistema Transcol e, também, rodas de diálogo em algumas escolas da rede estadual. Além de ampliar as áreas que serão atendidas pela Unidade Móvel de Atendimento à Mulher, com serviços de orientação e de prevenção à violência.
Campanha
A campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e do poder público. Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países.
Mundialmente, a campanha se inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
Estado
No Espírito Santo, a mobilização anual reúne diversos setores públicos e entidades de classe no enfrentamento da violência, e ainda tem o objetivo de reforçar a Campanha de Combate a Violência contra Mulher, lançada pelo Governo do Estado no mês de outubro.
Veja aqui a programação.