Finlândia é o país mais feliz do mundo. Brasil é o 28º.
Esta terça-feira, 20 de março, é o Dia Internacional da Felicidade. A data foi criada pela Assembleia Geral da ONU em 2012, reconhecendo a relevância da felicidade e do bem-estar como metas universais nas vidas das pessoas e a importância da felicidade ser reconhecida nas políticas públicas.
A ONU lembra que os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, buscam acabar com a pobreza, reduzir desigualdades e proteger o planeta. Segundo a organização, esses três aspectos são essenciais para o bem-estar e a felicidade humana.
Neste 20 de março, as Nações Unidas convidam a todas as pessoas, de todas as idades a celebrar o Dia Internacional da Felicidade.
A organização destaca ainda o Relatório Felicidade Mundial 2018, uma pesquisa sobre o estado global da felicidade. O documento lista 156 países de acordo com seu nível de felicidade, com dados do instituto Gallup.
A Finlândia aparece como o país onde as pessoas são mais felizes. Na sequência estão Noruega, Dinamarca e Islândia. O Brasil está na 28ª posição do ranking e Portugal em 77° lugar.
Outros dois países de língua portuguesa são mencionados no relatório da felicidade: Moçambique surge na 123ª posição do ranking e Angola aparece no posto de número 142.