A Secretaria de Educação da Serra começou a distribuir 125 mil cartilhas com o tema “Igualdade racial na Serra: história e identidade negra”. O material será distribuído gratuitamente para todas as 136 unidades escolares, bem como para toda a comunidade escolar, diretores, professores, merendeiras, pais e responsáveis pelas crianças.
A coordenadora de Estudos Étnico-raciais da Sedu, Hileia Araujo de Castro, explica que foram construídas três cartilhas versando sobre a Revolta do Queimado – luta de libertação de negros escravizados ocorrida no município da Serra em 1849 -, conceitos e debates sobre racismo, racismo institucional, esclarecimentos sobre as religiões de matriz africana e outras temáticas relativas à igualdade racial.
A secretária de Educação, Nelci Gazzoni, destacou que o conteúdo da cartilha será trabalhado dentro das salas de aula, de forma paralela às demais disciplinas, devido à sua importância.
Valores
Apesar de a Serra ter 55,3% de sua população negra, segundo o IBGE, a Secretaria Municipal de Educação acredita que ainda é preciso combater de forma veemente a discriminação racial no município, bem como, em todo o país.
“É preciso cultivar o respeito, a tolerância, a solidariedade e os valores humanos, e, assim, teremos uma sociedade mais justa e harmoniosa”, destacou Nelci. “A cartilha também é um ótimo meio de aproximar os alunos e a comunidade da cultura e história da cidade”, completou.