Inglaterra, Bélgica, Japão e Colômbia ficam com as últimas vagas para as oitavas

Está encerrada a primeira fase da Copa do Mundo – a fase de grupos. Cada seleção disputou três jogos e as duas primeiras de cada um dos oito grupos passaram para as oitavas de final. A definição dos dois grupos que faltavam aconteceu nesta quinta-feira (28).

No Grupo G, a Bélgica derrotou a Inglaterra por 1 x 0, gol de Adnan Janizaj aos 6 minutos do segundo tempo. A Bélgica ficou em primeiro lugar no grupo e a Inglaterra, em segundo. No outro jogo da chave, a Tunísia, de virada, derrotou o Panamá por 2 x 1. Meriah fez contra aos 33 minutos de jogo, abrindo o placar para o Panamá. Fakhreddine Ben Youssef entrou para a história empatando o jogo aos seis do segundo tempo, naquele que foi o gol de número 2.500 de todas as Copas. Wahbi Kahzri garantiu a vitória tunisiana aos 22 do segundo tempo.

Na rodada das 11h, que decidiu o Grupo H, o Senegal perdeu para a Colômbia por 1 x 0, gol de Mina aos 19 minutos do segundo tempo. A vitória colocou a Colômbia em primeiro, uma vez que o Japão foi derrotado pela Polônia por 1 x 0. Bednarek fez o único gol do jogo, aos 14 do segundo tempo.

Senegal e Japão terminaram a fase de grupos empatados em todos os aspectos: quatro pontos ganhos, quatro gols a favor, quatro gols contra, zero de saldo e empate no confronto direto. Mas Senegal acabou eliminado pelo número de cartões amarelos – o sétimo critério de desempate. A seleção africana tomou seis cartões amarelos, contra apenas quatro do Japão.

Os classificados

Das 16 seleções, dez são da Europa (Portugal, Espanha, França, Bélgica, Dinamarca, Inglaterra, Suécia, Rússia, Suíça e Croácia), quatro da América do Sul (Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia), uma da América do Norte (México) e uma da Ásia (Japão).

Um finalista vai sair do grupo formado por Brasil, Uruguai, Argentina, México, Japão, Portugal, França e Bélgica. Este lado do chaveamento conta com quatro campeões do mundo (Brasil, Argentina, Uruguai e França). O outro finalista virá do grupo formado por Espanha, Rússia, Croácia, Dinamarca, Suécia, Suiça, Inglaterra e Colômbia. Deste lado estão apenas duas seleções que já venceram o Mundial – Espanha e Inglaterra.

da Agência Brasil