Vila Rubim recebe murais que retratam atividades da região

O Mercado da Vila Rubim, um dos locais mais tradicionais da cidade, está recebendo intervenções artísticas na área próxima ao antigo galpão “F”. Serão pintados três murais com um total de 730 m². Intitulado Nossa Vila, o trabalho, realizado pelo grupo Cidade Quintal, conta com o apoio do projeto A Arte é Nossa.

O embrião do projeto Cidade Quintal surgiu a partir da intervenção artístico-urbana “Nosso Bairro, Meu Quintal”, trabalho realizado pelo artista Renato Pontello, dentro do projeto A Arte é Nossa, nos bairros Romão e Forte São João, em que foi retratado parte das vivências dos moradores da região, além da relação entre o lugar e as ligações afetivas, a partir do olhar dos agentes locais.

Vila Rubim

Na Vila Rubim  se comercializa  diversos tipos de produtos: de ervas a frutos do mar, que marcam a diversidade do local.

Etapas

O trabalho é desenvolvido em três etapas: Imersão, Pintura e Ação Cultural. A “Imersão” foi realizada entre equipe e comunidade do espaço – comerciantes, população local e frequentadores da vila. Por meio de entrevistas, reuniões e atividades e, desta forma, gerando informações para a construção de uma pintura que contribua para o fortalecimento e pertencimento da população atingida.

A etapa “Pintura”, que acontece neste momento, é a execução do projeto pela equipe do grupo Cidade Quintal. A etapa posterior será “Ação Cultural”, que marcará a finalização e entrega do trabalho a população com uma série de atividades culturais promovidas pelo grupo.

Cidade Quintal

O Cidade Quintal é um grupo que realiza intervenções artísticas que estimulam a apropriação de espaços urbanos como quintal de casa. O trabalho envolve a comunidade do entorno por meio de reuniões, entrevistas e atividades para que o resultado final contribua para o fortalecimento da região.

O projeto “Nossa Vila” foi contemplado no Edital de Artes Visuais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), ano 2017.

A Arte é Nossa

O projeto A Arte é Nossa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) que tem como objetivo humanizar os espaços públicos por meio de intervenções artístico-urbanas e, assim, democratizar a produção artística local para além dos espaços tradicionais de exposição.

Desde 2013, o projeto realizou uma série de ações em muros da cidade, através de parcerias com artistas locais ligados ao grafite, à arte-relevo e a outras técnicas, transformando as ruas de Vitória em uma grande galeria urbana.