Airbags mortais da Takata: um escândalo global que atinge o Brasil

Na França, proprietários estão sendo chamados com urgência para fazer a troca. No Brasil, milhões de veículos ainda rodam com o airbag defeituoso.

O mundo automotivo convive, há alguns anos, com um dos maiores escândalos de segurança de todos os tempos: os airbags da marca japonesa Takata. Um defeito de fabricação, identificado desde 2013, transformou o que deveria ser um item de segurança em uma ameaça mortal. A situação voltou a ganhar destaque internacional com uma reportagem do Le Figaro nesta terça-feira (18). Ela reacende um alerta no Brasil, onde nove mortes já foram confirmadas.

Manchete do Le Figaro: Airbags Takata: Citroën, Volkswagen, Nissan… Veja a lista completa dos modelos afetados pelos recalls

A reportagem do Le Figaro revela que cerca de 237 mil proprietários de Citroën C3 e DS 3 no norte da França foram orientados a parar de dirigir seus carros até que os airbags sejam substituídos. A Citroën, no entanto, não é a única montadora afetada. Volkswagen, Nissan, BMW e Toyota são algumas das marcas que também lançaram campanhas de recall devido ao problema.

No Brasil, a situação é alarmante. Mais de 5 milhões de carros foram convocados para o recall, mas apenas metade dos proprietários realizou a troca. Isso significa que milhões de “bombas ambulantes” continuam circulando pelas ruas, colocando em risco a vida de motoristas e passageiros.

Entenda o Problema

O defeito está em uma peça chamada insuflador, responsável por acionar o airbag. Em vez de proteger os ocupantes em caso de colisão, o insuflador defeituoso pode se romper, lançando estilhaços de metal a velocidades de até 320 km/h. Esses fragmentos podem causar ferimentos graves e até fatais.

O problema é agravado pela exposição do carro a altas temperaturas e umidade, o que acelera a deterioração do insuflador. No Brasil, com o clima tropical, o risco é ainda maior.

Um Recall Milionário

O recall dos airbags da Takata é o maior da história automotiva, envolvendo mais de 100 milhões de veículos em todo o mundo e 19 montadoras diferentes. No Brasil, a lista de marcas afetadas inclui Audi, BMW, Chevrolet, Chrysler, Citroën, Dodge, Fiat, Ford, Honda, Mitsubishi, Mercedes-Benz, Peugeot, Renault, Subaru, Toyota, Volkswagen e Volvo.

O Que Fazer?

Se você possui um veículo de uma das marcas listadas, é fundamental verificar se ele está incluído no recall. Consulte o site da montadora ou entre em contato com o serviço de atendimento ao cliente para obter informações sobre o seu veículo.

Não deixe de realizar a troca do airbag o mais rápido possível. O recall é gratuito e pode salvar a sua vida e a de seus passageiros.

Um Apelo à Conscientização

A segurança no trânsito é um direito de todos. A troca do airbag defeituoso é um ato de responsabilidade que pode evitar tragédias. Divulgue esta reportagem, alerte seus amigos e familiares e faça a sua parte para um trânsito mais seguro.

Para saber se o seu carro tem airbag da Takata e se está envolvido no recall, pode consultar o site da Senatran ou entrar em contato com a montadora do seu carro.
Senatran
Acesse o site da Senatran
Preencha o número do chassi ou da placa do seu veículo
Montadora
Consulte o site da montadora do seu carro
Verifique se o seu carro está entre os listados
Entre em contato com o Centro de Atendimento da montadora
Entre em contato com uma concessionária da montadora

A Takata forneceu airbags para 17 montadoras no Brasil, incluindo BMW, Honda, Volkswagen e Toyota.
Os airbags da Takata podem se desgastar com o tempo devido a falhas na vedação ou exposição à umidade.