Barragem entre Pinheiros e Boa Esperança armazena 17 bilhões de litros de água

A maior barragem do estado já armazena água para os municípios de Pinheiros e Boa Esperança. O reservatório Engenheiro Agrónomo Valter Matielo tem a capacidade de armazenar 17 bilhões de litros de água em 256 hectares de área alagada, o equivalente a 256 campos de futebol. O investimento para a conclusão da obra foi de R$ 8,3 milhões.

A obra teve início há mais de 10 anos com um convênio entre o município de Pinheiros e o Governo Federal e ficou por oito anos paralisada. Em 2016, o governo do Espírito Santo assumiu a obra e concluiu a construção do reservatório. A barragem faz parte do Programa Estadual de Construção de Barragens. Até a conclusão da Barragem do Rio Jucu, a de Pinheiros e Boa Esperança será a maior do Espírito Santo. Além da segurança hídrica, a barragem pode ser uma oportunidade de desenvolvimento socioeconômico da região.

Barragens

O Programa Estadual de Construção de Barragens prevê o investimento de R$ 60 milhões para a implantação de 60 reservatórios de água no interior do Estado até o final do ano. O objetivo é aumentar o armazenamento de água para o enfrentamento dos futuros períodos de estiagem.

O governador Paulo Hartung citou a necessidade de a população ser consciente sobre a importância de proteger nascentes e preservar a cobertura florestal. “ É importante deixar claro que só barragem não é o suficiente. Temos que mudar nossa relação de consumo com o meio ambiente. Conclamo as lideranças para plantarmos árvores. Vamos cuidar das nascentes e refazer a cobertura florestal estratégica de nosso Estado. Temos que mudar o comportamento. Deixo aqui está importante reflexão”, ponderou Hartung.