
Levantamento do Procon Vitória expõe a diferença de preços do café moído em supermercados da capital. Consumidores podem economizar ao comparar valores e planejar compras.
O Procon Vitória divulgou um levantamento de preços do café moído tradicional em nove supermercados da capital. A pesquisa, realizada entre os dias 6 e 11 de março de 2025, revelou uma variação de até 57,63% nos preços do mesmo produto. Ou seja, o consumidor que comparar os valores pode economizar até metade do preço original.
A coleta de dados abrangeu oito marcas de café em pó, considerando apenas os produtos disponíveis em, no mínimo, dois estabelecimentos. Os preços foram coletados diretamente nas gôndolas, refletindo os valores praticados para o consumidor final. Contudo, promoções pontuais e descontos exclusivos não foram considerados.
“As pesquisas comparativas de preços são importantes para que os consumidores efetuem uma compra consciente sempre que possível”, afirma Breno Panetto, gerente do Procon.
Variação de preços
- A diferença de preço entre o menor e o maior valor encontrado em um mesmo produto chegou a 57,63%.
- Os preços médios das marcas pesquisadas variaram entre R$ 13,36 e R$ 18,74.
- O café moído foi o segundo item com maior variação na pesquisa de itens de primeira necessidade, com aumento de 26,16% entre janeiro e março de 2025.
Recomendações do Procon Vitória
- Monitore os preços dos produtos periodicamente.
- Compare preços em diferentes estabelecimentos.
- Fique atento às políticas de preços e condições de pagamento.
- Planeje suas compras com antecedência e evite compras por impulso.
Confira abaixo a pesquisa completa,

com informações da Ascom/PMV