Ceturb-ES implanta Centro Inteligente de Mobilidade Urbana

Sistema usa 160 câmeras e pode monitorar 1.800 ônibus. 17 milhões de passageiros usam o transporte coletivo na Grande Vitória por mês.

O sistema de gerenciamento considera informações essenciais para a gestão da mobilidade, promovendo o melhor serviço à população

A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (CETURB-ES) implementou o Centro de Inteligência da Mobilidade Urbana, uma sala gerencial, que consegue extrair diversos dados da operação dos ônibus e apresenta em relatórios e em um painel de controle as informações essenciais para uma gestão inteligente, rápida e precisa.

Informações de partidas atrasadas ou adiantadas, cumprimento de viagens, linhas com lotação por trechos, detecção de necessidade de correção de tabelas de viagens, detecção de ônibus atrasado para início da próxima viagem, alertas de falhas de programação de tabelas de viagens e outros dados das operações são acessíveis no Centro de Inteligência e colocam na mesma página as empresas concessionárias e o órgão gestor.

Com isso, o resultado é uma agilidade maior nas correções e ajustes necessários para um melhor atendimento do usuário do Sistema Transcol, o sistema metropolitano de transporte coletivo integrado de estrutura tronco-alimentadora, que funciona na região metropolitana de Vitória desde 1989 e, hoje, transporta mais de 17 milhões de passageiros mensais nos sete municípios de abrangência. O Transcol é operado por 10 empresas privadas divididas em dois consórcios e gerenciada pela CETURB-ES.

“O lançamento de dados em tempo real possibilita ao gestor do transporte mobilizar correções na fonte do problema, o que resulta em maior eficiência e conforto ao usuário dos ônibus”, explica Marcelo Antunes, diretor presidente da CETURB-ES. E completou: trata-se de um exemplo real sobre como a gestão das tecnologias disponíveis pode gerar economia e eficiência ao setor público com impacto positivo direto na sociedade”.

Diferenciais do Centro de Inteligência da Mobilidade Urbana

Muitos são os diferenciais que tornam o Centro de Inteligência da Mobilidade Urbana uma solução eficiente, econômica para o estado e que oferece os melhores resultados na operação para o usuário. Um deles é o software desenvolvido, que permite monitorar 1.800 ônibus, com somente quatro operadores por turno.

A tecnologia empregada tem inteligência preditiva por IA (inteligência artificial) para detecção de inconsistências nas programações de viagens, ou seja, 24 horas antes de possíveis problemas na operação, o sistema gera alertas para que sejam providenciadas as devidas correções.

Para que todas estas informações sejam precisas, a tecnologia adotada tem disponibilidade de 99,99% de efetividade no monitoramento de todas as viagens durante o dia. Apresenta redundância de GPS com operadora celular distintas, para garantir o monitoramento, mesmo que haja falha em equipamento ou sinal das operadoras.

Um software integrado ao planejamento e operações permite que todos envolvidos (garagens, fiscais, gerentes e operadores de CCO) possam atualizar os ajustes na operação em tempo real, pelo uso da mesma ferramenta. Dessa forma, torna-se possível avaliar se as viagens estão seguindo conforme o planejado ou se há alguma intercorrência, possibilitando tomadas rápidas de decisão e correções efetivas quando houver necessidade.

A solução é desenvolvida pela Geocontrol S/A, empresa capixaba pioneira na criação de diversas soluções 100% nacionais (hardware e software) voltadas aos setores de Agronegócio, Segurança Pública, Receptores GNSS e Mobilidade Urbana.