Especialista relaciona as melhores práticas para alavancar a carreira nos primeiros meses do ano
Começar academia, ler mais, guardar dinheiro, ser promovido. Ter uma lista de resoluções é comum no início do ano, mas, segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Scranton, nos EUA, apenas 8% da população consegue realizar suas promessas de ano-novo.
Entre estas resoluções, costuma estar o desejo de ganhar uma promoção no trabalho e, para dar dicas sobre como tirar essa meta do papel e torná-la possível em 2020, Larissa Gonçalves, Coordenadora de Recursos Humanos da Luandre, destaca as cinco principais ações do profissional que deseja se sobressair em sua área de atuação e subir de cargo.
1 – Sair da Zona de Conforto
Seja participando de um projeto em outra área ou testando novas ideias dentro do departamento, sair da zona de conforto é uma forma de assumir novas responsabilidades, e demonstrar interesse no crescimento da empresa. “Uma dica é fazer anotações durante as reuniões dos pontos que precisam ser desenvolvidos e se dispor a criar projetos para implementá-los”, afirma Larissa.
2 – Entregar resultados
Desempenho é imprescindível para conseguir uma promoção e é um dos principais pontos avaliados pelo gestor. “Além do esforço despendido nas tarefas, o profissional precisa apresentar quais metas foram conquistadas e o que seu trabalho, em específico, trouxe de benefícios e resultados positivos para a empresa”, diz Larissa.
3 – Ser paciente
Para conseguir se estabilizar em uma posição, o profissional precisa em média de 2 anos de atuação e adquirir experiência necessária para crescer de cargo, segundo Larissa. “Quanto maior o tempo de casa, mais este profissional está a par do desenvolvimento da empresa e do que pode acrescentar para melhorar o departamento”, diz.
4 – Investir em especialização
O tempo de casa e os resultados contam pontos, mas atualmente muitas empresas valorizam atualização. “É importante buscar aprimorar a especialização e investir em cursos constantemente, assim os gestores identificam que o profissional está preocupado com o aprendizado e se interessa em aplicar novos conhecimentos em seu trabalho”, diz Larissa.
5 – Avaliar o cenário da empresa
Pedir uma promoção pode ser uma questão delicada, por isso é necessário que o profissional conheça o cenário em que a empresa está inserida para escolher o melhor momento. “É importante estar preparado para falar sobre os resultados que entregou e o impacto deles na empresa”, afirma a especialista. “Porém, mesmo que os motivos sejam fortes para ganhar aumento, se a empresa estiver com redução de custos ou em crise, é melhor esperar um momento mais favorável.”