A França derrotou a Croácia por 4 a 2, no Estádio Olímpico Lujniki, em Moscou, e conquistou o título mundial de futebol pela segunda vez na história. Mandzukic (contra), Griezmann, Pogba e Mbappé fizeram os gols da França, enquanto Perisic e Mandzukic, este se aproveitando de uma falha bizarra do goleiro e capitão Lloris, marcaram para a Croácia.
A França esteve presente em três finais desde que a Copa passou a ser disputada por 32 seleções na fase final.
Em 98, foi campeã derrotando o Brasil na final por 3×0. Em 2006, foi vice-campeã, empatando por 1×1 com a Itália, e depois perdendo na cobrança de pênaltis. E agora chega novamente ao topo, campeã, derrotando a Croácia por 4×2.
O jogo
No primeiro tempo, a França vencia por 2×1: gol de Mandzukic contra, aos 18 minutos; gol de empate de Perisic, aos 28; e penalti bem sucedido de Griezmann logo depois.
No segundo tempo, a França fez mais dois gols: Pogba, aos 14, e Mbappe aos 20. Mandzukic, que tinha feito um gol contra, acabou marcando o segundo da Croácia.
A disputa de três prorrogações desde as oitavas de final acabou sendo um fator importante para o desempenho da Croácia na final.
A seleção campeã fez quatro gols, o que não acontecia desde a final de 70 quando o Brasil ganhou da Itália por 4×1.
O técnico Didier Deschamps igualou-se a Zagallo, do Brasil, e Beckenbauer, da Alemanha. Eles são os únicos campeões como jogador e como técnico. Deschamps jogou a Copa de 98 e ganhou o primeiro título francês.
Com a vitória da França, permanecem apenas 8 seleções com o título de campeãs. O Brasil tem 5, Alemanha e Itália 4, França, Uruguai e Argentina com dois, Inglaterra e Espanha com um título cada.
A Croácia se junta à Tchecoslováquia, Hungria, Suécia e Holanda que chegaram a pelo menos uma final, mas não conseguiram vencer.
A Bélgica ficou em terceiro ao derrotar a Inglaterra por 2×0. O Brasil ficou em sexto lugar na classificação geral, a Argentina em décimo sexto e a Alemanha em vigésimo segundo.
O artilheiro da Copa ficou sendo Harry Kane, da Inglaterra, com seis gols marcados.
Mbappé, da França, foi escolhido como a revelação, Courtois da Bélgica o melhor goleiro e o meia Luka Modric, da Croácia, como o craque da Copa.
A próxima Copa será em 2022 no Catar e será disputada de 21 de novembro até 18 de dezembro.
Com informações da Agência Brasil