120 pacientes foram beneficiados com a entrega de cadeiras de rodas paraplégico padrão no Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes). O objetivo do mutirão é garantir mais qualidade de vida e reduzir o tempo de espera dos pacientes adultos, jovens e crianças que precisam desses equipamentos.
A Secretaria de Saúde fez um levantamento dos pacientes que já haviam passado por consultas e exames e estavam aguardando a liberação do dispositivo. São esses pacientes que estão sendo atendidos no mutirão.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, a realização desse mutirão é mais um passo para reduzir o tempo de espera dos pacientes que aguardam por esses equipamentos.
“O nosso objetivo é garantir qualidade de vida aos nossos pacientes. Em julho passado, organizamos a nossa demanda e iniciamos os mutirões de entrega de meios auxiliares de locomoção. Durante seis meses, entregamos quase 3.200 equipamentos. Com a entrega destas 120 cadeiras hoje e das entregues neste mês de janeiro, zeramos a fila de 2017 para cadeiras de rodas paraplégico e tetraplégico padrão. Queremos cada vez mais diminuir o tempo de espera. Isso é uma notícia muito boa”, disse o secretário.
Após sofrer um acidente de moto e perder uma perna no local, Maria de Lourdes Groli, moradora de Aracê, Pedra Azul, precisou de uma cadeira de rodas.
“Há cinco anos venho ao Crefes receber a cadeira de rodas. Hoje, estou recebendo pela terceira vez. Essa cadeira vai ajudar bastante. Ela é a minha locomoção. Faço tudo de cadeira de rodas, sempre sorrindo. Agradeço de coração pois se não fosse o Crefes eu não sei o que seria de mim em cima de uma cama. Sei que todos aqui estão felizes. Mas, igual a mim, acho difícil”, disse.
Além da entrega no mutirão, o Crefes mantém o atendimento a quem precisa de cadeiras de rodas e outros dispositivos. Para ter acesso ao equipamento, o paciente deve seguir o fluxo do Sistema Único de Saúde (SUS): comparecer à unidade básica de saúde mais próxima de sua residência levando documentos pessoais e Cartão do SUS. Após avaliação, o médico solicita uma consulta para o paciente no Crefes via regulação de vagas. Somente neste ano, o Crefes já realizou a entrega de cerca de 850 cadeiras de rodas, órteses e próteses.
Além de disponibilizar os dispositivos de reabilitação, o Crefes realiza um trabalho de adaptação do paciente ao uso do equipamento e promove a reintegração da pessoa com deficiência física (para adultos e crianças) e auditiva à vida social, oferecendo um pacote de serviços com ganho físico, psíquico e social para os usuários. Conta ainda com tratamento na Unidade de Internação com 20 leitos para pacientes com perfil neurológico/trauma.
O Crefes também dispõe de próteses mamárias de silicone para mulheres que realizam mastectomia (retirada total da mama), ajudando as pacientes a recuperar a sua autoestima. A paciente passa por uma orientação simples quanto ao uso e conservação da prótese.
Todo esse suporte é dado ao paciente por equipes multidisciplinares do Crefes, composta de médicos especialistas, enfermeiros, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionistas, técnicos em órteses e próteses, psicólogos e assistentes sociais e outros, de acordo com o perfil de suas Unidades de Trabalho.