A pedra preciosa tem 910 quilates, foi encontrada na mina de Letseng, no Lesoto e pode valer cerca de R$ 130 milhões. A pedra preciosa tem o tamanho de duas bolas de golfe. Ainda mais impressionante que seu tamanho é a qualidade da pedra. O novo achado é classificado como um diamante Tipo IIa, o que o coloca no topo de 1% das descobertas do mundo. Com quase nenhuma impureza, classifica ao lado de gemas famosas como o Koh-i-Noor. A ausência de pigmentação de cores aumenta ainda mais o seu valor.
Clifford Elphick, diretor executivo dos proprietários Gem Diamonds da mina, chamou a encontrar uma “descoberta histórica”. Em uma declaração, a empresa disse que acreditava que a pedra era o quinto maior diamante de qualidade já encontrado.
A mina Letseng “é famosa pelo tamanho e qualidade dos diamantes que produz e tem o maior preço médio de venda no mundo”, diz Fortune.
Em contraste, 40% dos dois milhões de habitantes do Lesoto estão abaixo da linha de pobreza de US $ 1,25 por dia, segundo a Deutsche Welle .