Uma ação de fiscalização integrada entre a Prefeitura de Vitória, Polícia Federal e Ibama de combate à pesca predatória e ilegal, entre a noite desta última terça (27) e a madrugada desta quarta (28), flagrou duas embarcações com 2 mil metros de redes, que foram apreendidas pela equipe.
As abordagens foram feitas na Área de Proteção Ambiental (APA) Baía das Tartarugas, na praia de Camburi (próximo à Ilha do Fato). Vão ser emitidos autos de infração e será feita comunicação de crime ambiental na Delegacia de Polícia.
Legislação
De acordo com a lei nº 9.077/17, quem for flagrado pescando com qualquer tipo de rede na Baía do Espírito Santo, na Baía de Vitória, na Estação Ecológica Ilha do Lameirão e Área de Proteção Ambiental Baía das Tartarugas terá todo o material apreendido, pagará multas – que podem variar de R$ 700,00 a R$ 100 mil – e ainda responderá a processo por crime ambiental, podendo ser, inclusive, preso.
Gecopi
O Grupo de Combate à Pesca Ilegal (Gecopi), composto por Polícia Ambiental, Polícia Federal, Delegacia de Crimes Ambientais, Ibama e Capitania dos Portos, atua, junto com a prefeitura, em ações diárias de combate à pesca predatória, inclusive no período noturno.