Encontros sobre clima na ONU devem acelerar transição para um futuro mais limpo e ecológico

Imagem de cocoparisienne por Pixabay

Novas medidas para acelerar a transição para uma economia verde serão reveladas durante o Encontro de Cúpula de Ação Climática da ONU, que acontece em Nova Iorque em  23 de setembro.

A vice-secretária geral da ONU, Amina Mohammed, disse que o encontro “apresentará medidas práticas e novas para acelerar a transição do carvão para a energia limpa e reduzir a poluição que está prejudicando nossa saúde.”

A representante afirmou que também serão apresentadas medidas “para proteger a natureza, mas também para desbloquear o potencial da natureza para oferecer soluções climáticas.”

Segundo ela, serão ainda conhecidas “formas mais ecológicas de se trabalhar e movimentar, acelerando a transição em setores-chave, protegendo as pessoas dos impactos das mudanças climáticas já sentidos e garantindo que não se deixa ninguém para trás.”

Jovens

O enviado especial do secretário-geral da ONU para este encontro, Luis Alfonso de Alba,  disse que 100 jovens estarão viajando com bilhetes neutros em carbono para participar na Cúpula do Clima da Juventude, que acontece esse sábado.

Segundo Alba, esses jovens “se juntarão a um número muito maior.” Ele disse que a “expectativa é reunir mais de 700 jovens no sábado e irá se tentar acomodar o maior número possível no salão da Assembleia Geral.”

Participação

A jovem suíça Marie-Claire Graf será uma das participantes. Ela também estará viajando com uma passagem verde. Ela disse que “realmente não há tempo para esperar.” Graf afirma que “é o maior problema é que muitas pessoas ainda acham que apenas será um problema em alguns anos, mas já é uma crise existencial.”

A ativista pede que os representantes mundiais “levem os jovens a sério e os incluam na tomada de decisões.”

Fonte: ONU News