Espírito Santo anuncia intenção de utilizar energia solar para reduzir conta de luz de órgãos públicos

O Governo do Espírito Santo abriu sondagem de mercado destinada à busca de empresas para construção, operação, manutenção e gestão de miniusinas solares dentro do Programa de Concessões e Parcerias. A nova sondagem é uma alternativa com o objetivo de atender à demanda de energia dos órgãos públicos estaduais.

Além de promover a diversificação da matriz energética do Estado, a iniciativa busca reduzir custos com energia nos órgãos públicos e incentivar a autossuficiência energética. Somente no acumulado dos últimos 12 meses, o Estado gastou cerca de R$ 57 milhões com este item de despesa.

As propostas deverão apresentar a quantidade de usinas a serem construídas, bem como a capacidade individual e total de geração de energia. Deve prever ainda a possibilidade de obtenção de receitas acessórias, a reversibilidade dos bens ao final do prazo de concessão, a geração de emprego e renda e a sustentabilidade ambiental.

O setor privado pode enviar as propostas de projetos no site Parcerias ES.

A Sondagem de Mercado é uma prática adotada pelo Programa para institucionalizar o diálogo entre o poder público e o parceiro privado. Basicamente, é uma convocação da Administração Pública para que apareçam candidatos dispostos a desenvolver projetos, estudos, levantamentos e investigações, contemplando os interesses da Administração para colocar em prática sua carteira de projetos.

Esta é uma etapa voltada para os operadores, investidores, financiadores e outros interessados qualificados na construção de projetos de concessões e parcerias público-privadas. As reuniões são feitas de forma individual e com foco nos principais riscos, barreiras à entrada, pontos críticos ao financiamento, restrições regulatórias, inovações ou alternativas técnicas.

Empresas interessadas em agendar uma reunião de apresentação do Programa podem entrar em contato pelo telefone 3347-5185. Já as que têm interesse em algum dos projetos em fase de sondagem ou que desejem apresentar novas oportunidades, podem fazer o agendamento diretamente pelo portal Parcerias ES.