
Espírito Santo celebra a abertura de 6,2 mil novos postos de trabalho formais em fevereiro, impulsionando a economia local. O setor de Serviços lidera o crescimento, enquanto o país atinge um recorde histórico de vagas com carteira assinada.
O Espírito Santo registrou um saldo positivo de 6.220 novos empregos formais em fevereiro, resultado de 54.900 admissões e 48.680 desligamentos. Os dados, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), revelam um cenário otimista para o mercado de trabalho capixaba.
Em primeiro lugar, o setor de Serviços se destacou, com a criação de 4.234 vagas. Além disso, todos os cinco principais setores da economia do estado apresentaram crescimento. Outrossim, a maioria das vagas foi ocupada por mulheres e jovens de 18 a 24 anos.
Por outro lado, o país como um todo também celebra um marco histórico. Fevereiro registrou a criação de 432 mil empregos formais, o melhor resultado para o mês em toda a série histórica. Assim, o estoque total de trabalhadores com carteira assinada no Brasil chegou a 47,7 milhões.
O Espírito Santo contribuiu para esse cenário positivo. A saber, o estado acumula 6,8 mil novas vagas formais nos dois primeiros meses do ano e 33,7 mil nos últimos 12 meses. O estoque total de trabalhadores formais no estado se aproxima de 1 milhão, alcançando 916.225 pessoas.
A cidade de Serra liderou a geração de empregos no estado, com 1.064 novos postos. A seguir, Linhares, Vila Velha, Cachoeiro do Itapemirim e Itapemirim também se destacaram.