O Ministério da Saúde enviou ao Estado 240 mil doses de vacina que serão utilizadas na 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. A ação começa no dia 17 de abril e vai até o dia 26 de maio, com realização do dia D no dia 13 de maio. O Espírito Santo receberá um total de 1.065.500 doses da vacina, e o quantitativo já recebido representa 23% do total de doses a serem enviadas pelo governo federal. A meta é vacinar 90% do grupo prioritário, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.
As vacinas foram encaminhadas para as Regionais de Saúde localizadas em Colatina, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim. Os municípios da Região Metropolitana podem retirar as vacinas até esta terça (11).
Dentro dos grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde, estão crianças na faixa etária de 6 meses até menores 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores de saúde; pessoas com doenças crônicas, como diabetes tipos I e II em uso de medicamento e hipertensão sistêmica com presença de outras doenças; indígenas; pessoas com 60 anos de idade ou mais; professores; população privada de liberdade; adolescentes e jovens sob medida socioeducativa; funcionários do sistema prisional; gestantes; e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto).
Os professores passaram a integrar o grupo prioritário de vacinação contra influenza este ano. Serão vacinados aqueles que atuam em sala de aula em escolas públicas e particulares dos Ensinos Infantil (incluindo os berçaristas), Fundamental, Médio e Superior. Não estão incluídos no grupo os aposentados ou licenciados nem outros profissionais da comunidade escolar.
Observação: Em todos os casos, quem tiver o cartão de vacina é muito importante levá-lo junto com os documentos de comprovação, pois é no cartão onde está registrado todo o histórico de vacinação do indivíduo.
Take the challenge and rise to the occasion Hawkplay