
A produção industrial brasileira encerrou 2024 com um crescimento de 3,1% em relação ao ano anterior. Este é o terceiro melhor resultado dos últimos 15 anos, impulsionado por fatores como o aumento do emprego e da renda. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Apesar do bom desempenho anual, a indústria enfrentou dificuldades nos últimos meses do ano, com três quedas consecutivas em outubro (-0,2%), novembro (-0,7%) e dezembro (-0,3%). Esse desempenho negativo no último trimestre, segundo o IBGE, está relacionado à “redução nos níveis de confiança das famílias e dos empresários”, influenciada pelo aumento das taxas de juros, alta do dólar e da inflação.
O gerente da pesquisa, André Macedo, destaca que o crescimento da indústria em 2024 foi disseminado, com resultados positivos em diversas categorias e ramos industriais. Ele aponta que o aumento do emprego, a queda da taxa de desocupação, o aumento da massa salarial e o incremento no consumo das famílias, impulsionado por estímulos fiscais e maior acesso ao crédito, contribuíram para o bom desempenho do setor.
O resultado de 2024 supera o crescimento de 0,1% em 2023 e fica atrás apenas de 2010 (10,2%) e 2021 (3,9%) nos últimos 15 anos. Apesar do bom desempenho anual, a indústria ainda se encontra 15,6% abaixo do seu ponto mais alto, alcançado em maio de 2011.