Inscrições no Prouni 2025 vão até terça-feira (28)

Divulgação MEC

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) 2025 começam nesta sexta-feira, 24 de janeiro, e vão até terça-feira, 28 de janeiro. O cadastro é gratuito e deve ser feito exclusivamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A expectativa é ofertar 334 mil bolsas nesta edição do primeiro semestre.

O resultado da primeira chamada será divulgado em 4 de fevereiro e da segunda chamada, em 28 de fevereiro, na página do programa. Para se inscrever, é necessário atender a um dos seguintes requisitos:

  • Ensino médio integralmente em escola pública;
  • Ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em instituição privada com bolsa integral ou parcial;
  • Ensino médio integralmente em instituição privada com bolsa integral ou parcial ou sem a condição de bolsista;
  • Pessoa com deficiência conforme legislação;
  • Professor da rede pública para cursos de licenciatura e pedagogia.

Bolsas de Estudo

Os candidatos podem concorrer a bolsas integrais (renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo) ou parciais (renda familiar bruta mensal per capita de até 3 salários mínimos). Professores da rede pública que concorrem às vagas de licenciatura e pedagogia não estão sujeitos aos limites de renda.

Classificação e Lista de Espera

A classificação será feita pela modalidade de concorrência escolhida, por curso, turno, local de oferta e instituição, obedecendo à ordem decrescente das notas. A lista de espera estará disponível para consulta em 1º de abril.

Impacto Social

Em 2025, o Prouni completa 20 anos, beneficiando mais de 3,4 milhões de estudantes. A maioria dos bolsistas são mulheres (56%) e negros (55%). O programa tem um impacto significativo na taxa de conclusão do ensino superior: 58% dos bolsistas concluem seus cursos, comparado a 36% entre não participantes.