Com a chegada das férias, muitos pais e responsáveis ficam perdidos sem saber o que fazer para entreter a criançada. E em tempos em que a infância anda dominada pela tecnologia, se os adultos não programarem um roteiro interessante, os pequenos passarão os meses de descanso na frente da televisão ou vidrados no vídeo game. Mas como preencher o tempo livre de maneira divertida, econômica e criativa?
A escritora Isa Colli, que tem uma editora voltada para literatura infantil – a Colli Books – sugere que os pais incluam a leitura no planejamento das férias.
“Minha dica é criar um roteiro para cada semana. Um dia de cinema, um dia de zoológico, um dia de praia, uma tarde de caminhada para ver o pôr do sol e, entre essas atividades, incluir momentos de leitura”, afirma a autora.
Isa destaca que a leitura pode ajudar a aproximar pais e filhos no período de férias. Além disso, é uma oportunidade para a criança viajar num mundo de aventuras e descobertas. “Para a imaginação não há limites. Através de um bom livro, é possível conhecer lugares novos, pessoas de outras épocas, costumes e culturas diferentes sem sair do lugar. Esse é o segredo para fazer com que uma criança se apaixone pela leitura”, acrescenta.
A escritora sugere alguns livros de sua editora como ponto de partida para a diversão. Junto com a leitura do livro O Rio Grinalda, por exemplo, que fala de poluição ambiental, a sugestão é fazer uma oficina de reciclagem. Com Luke, o macaco atleta, que aborda obesidade infantil e a importância da alimentação saudável, a dica é estimular a turminha a comer muitas frutas para equilibrar com as guloseimas que certamente farão parte do cardápio nesse período.
Outro livro bacana é O menino que descobriu as cores, que foi criado por Tiago, um autor de apenas seis anos. A atividade sugerida é a pintura. As crianças vão adorar misturar as tintas para descobrir, como na história, as cores primárias, secundárias e todas as outras que a imaginação permitir.
“Quando eu faço eventos literários, sempre procuro organizar atividades lúdicas como essas para entreter os leitores. Através das brincadeiras, fica mais fácil da criança tomar gosto pelos livros”, diz a autora capixaba, que mora atualmente na Bélgica.
Outras dicas de atividades:
- Feirinha literária – organize com os vizinhos uma feira de troca de livros
- Dias chuvosos – se a chuva chegar num dia em que havia programado uma atividade ao ar livre, chame a criançada para uma roda de leitura ou contação de história
- Piquenique literário – convide os amigos dos seus filhos para um lanche ao ar livre. Leve uma cestinha com a comida e outra com livros e gibis para que todos possam se divertir
- Caça ao tesouro – as pistas para as crianças decifrarem podem ser inspiradas em algum livro que elas gostem de ler. A brincadeira é diversão garantida!