
Estado recebe mais 56 médicos no primeiro edital de 2025; programa já beneficia 1,5 milhão de capixabas.
O programa federal Mais Médicos segue em expansão no Espírito Santo, garantindo reforço na atenção primária à saúde. A partir de abril, o estado contará com quatro novos profissionais formados no exterior, que estão concluindo o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv). Eles serão distribuídos entre três municípios, priorizando regiões de maior vulnerabilidade social.
Atualmente, o Espírito Santo tem 629 vagas ativas no programa, das quais 555 estão ocupadas e cinco estão em processo de ocupação. Esses profissionais atendem em 70 municípios capixabas e beneficiam cerca de 1,5 milhão de habitantes. Segundo dados do Ministério da Saúde, os médicos estão distribuídos conforme o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS): 175 atuam em municípios de média vulnerabilidade, três em locais de alta vulnerabilidade, 294 em áreas de baixa vulnerabilidade e outros 83 em municípios de muito baixa vulnerabilidade.
Primeiro edital de 2025 prevê mais 56 médicos para o estado
Além dos quatro novos profissionais, o Espírito Santo também foi contemplado no primeiro edital de 2025 do Mais Médicos, anunciado em março pelo Ministério da Saúde. No total, o estado receberá 56 novos médicos que atuarão nas Equipes de Saúde da Família. Essa medida visa fortalecer a atenção básica e garantir encaminhamento adequado para especialidades quando necessário.
Gestores municipais interessados em aderir ao programa devem se inscrever no sistema e-Gestor até o dia 24 de março. O resultado do edital está previsto para 8 de abril. No estado, 25 municípios terão contratações imediatas, enquanto outros 48 farão parte do cadastro reserva.
Atualmente, o programa Mais Médicos conta com 26 mil profissionais em atividade em todo o Brasil, o dobro do registrado em 2022, quando havia 13,1 mil. A iniciativa já beneficia mais de 66 milhões de brasileiros.
Tecnologia otimiza atendimento com prontuário eletrônico
Para aumentar a eficiência dos atendimentos, o governo federal implementou o e-SUS APS, um prontuário eletrônico gratuito que integra informações de pacientes entre a atenção primária e especializada. Com essa ferramenta, médicos podem acessar históricos de consultas, exames e tratamentos de forma rápida, reduzindo o tempo de espera e garantindo um atendimento mais completo.
Capacitação e inclusão de profissionais estrangeiros
O Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), que capacita médicos formados no exterior para atuarem no SUS, segue até 11 de abril. Nesta edição, 402 profissionais participam do curso, sendo 397 brasileiros e cinco estrangeiros. As mulheres representam 52,7% dos inscritos, e 57 profissionais atuarão na saúde indígena.
Esta etapa do MAAv, realizada em parceria com o Ministério da Educação (MEC), oferece aulas sobre o SUS e temas essenciais para o atendimento de populações vulneráveis, como equidade étnico-racial, saúde mental e o programa Bolsa Família. Ao fim do curso, os participantes passam por uma avaliação e precisam atingir média mínima de 50% para serem aprovados.
com informações da Secretaria de Comunicação da Presidência da República