
A mostra conta com 28 fotos tendo como modelos 52 alunos de três turmas do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Candida Soares Machado. A exposição foi coordenada pelas professoras de artes Tatiana Rigo e Fernanda Geraldo, como parte do programa Rede Escolaí da Fundação Otacílio Coser (FOCO)e vai até esta quarta (30).
O objetivo da mostra foi incentivar o respeito entre os alunos, elevar a autoestima dos adolescentes e aproximá-los da cultura afro. A exposição é o resultado de um trabalho de construção da identidade negra e respeito entre os estudantes que tem sido realizado desde o ano passado. A escola fica localizada em uma região periférica e violenta de Guarapari, o que era refletido no comportamento dos alunos, com idade entre 12 a 16 anos. “Os estudantes, em sua maioria negra, não se respeitavam. O relacionamento entre eles era baseado em xingamentos e insultos, inclusive, racistas. Eles não tinham consciência que eram negros. Não se amavam. Infelizmente, o racismo, bullying, preconceito e a falta de valores e princípios era muito presentes em nossa realidade escolar”, conta a educadora.
Para mudar esse quadro, foi desenvolvido um trabalho na escola sobre cultura negra e sobre autoestima, mostrando o exemplo de pessoas negras bem-sucedidas elevando a percepção dos alunos sobre a identidade negra, do respeito à diversidade e da autoaceitação.
Neste ano, o trabalho de conscientização continuou e a mostra “Pintura Afro” fez parte de um percurso da “Gincana da Comunidade Educativa” do Rede Escolaí, um programa que estimula a articulação da comunidade educativa para que ela crie soluções para seus próprios desafios. A proposta da Gincana é promover um conjunto de atividades dentro e fora da escola em busca de um objetivo comum. Sendo assim, os 52 alunos das três turmas de 8º ano foram modelos, que representaram reis, rainhas, príncipes, princesas e guerreiros negros e foram fotografados pelas professoras. “Esse trabalho teve o objetivo de elevar a autoestima dos alunos, buscando a valorização da raça negra, da cor e incentivando o respeito. E foi muito gratificante porque eles se entusiasmaram, se envolveram e se acharam lindos. Os pais dos alunos também gostaram muito”, revela Tatiana, emocionada.
A professora Fernanda Geraldo revela que o trabalho já tem surtido efeito no comportamento e na consciência da identidade negra entre os alunos. “As atividades que temos implementado, vem promovendo de forma diferenciada uma valorização pessoal, proporcionando um aumento da autoestima, que acaba por refletir em um melhor comportamento e respeito ao próximo”, comemora. A exposição “Pintura Afro” segue até o dia 30 de novembro, no Shopping Guarapari.
SERVIÇO: Exposição “Pintura Afro” – até 30 de novembro – das 10h às 22h. Shopping Guarapari – Av. Dr. Roberto Calmon, 140, Centro – Telefone: 27 3262-9000.
Faça um comentário