Município pernambucano recebe prêmio da ONU por iniciativa educacional

Prêmio é anunciado em Dia do Serviço Público das Nações Unidas, celebrado este 23 de junho.

2020 marca a segunda distinção do município de Jaboatão dos Guararapes pelas Nações Unidas. No ano seguinte à primeira distinção, o Programa Jaboatão Prepara ajudou 2 mil alunos do 9º ano.

Os estudantes são preparados para as provas de escolas técnicas do Estado de Pernambuco, onde mais de 80% são aprovados nas avaliações.

O prefeito Anderson Ferreira Rodrigues realçou que o reconhecimento satisfaz a ambição por projetos ainda maiores.

“Fico muito feliz. Pela segunda vez consecutiva, Jaboatão recebe esse prêmio da ONU. Um prêmio que retrata a inclusão social no nosso município. Especialmente nessa categoria na área de educação. O Jaboatão Prepara tem feito a diferença na vida dos jovens, mas também de toda sua família. Estamos no caminho certo e vamos conquistar ainda mais: um futuro melhor para todos.”

No ano passado, o município brasileiro foi distinguido pelo Programa de Coleta de Lixo que oferece treinamento e suporte técnico e de infraestrutura para permitir que a atividade traga benefícios ambientais.

Com a iniciativa, houve um aumento de 90% na renda média dos membros da cooperativa em um ano. Em 2012, Pernambuco também foi agraciado por duas iniciativas do então governador Eduardo Campos sobre igualdade de gênero e participação política.

Além do Brasil, Portugal, Bangladesh, Botsuana, México,  Coreia do Sul e Espanha também foram vencedores da edição de 2020 dos Prêmios de Serviço Público das Nações Unidas.

O anúncio oficial dos premiados coincide com o Dia do Serviço Público das Nações Unidas, celebrado este 23 de junho.

Portugal ajuda famílias de baixa renda

Portugal é distinguido pela Tarifa Social Automática de Energia. O programa fornece energia elétrica e gás natural com taxas reduzidas às famílias com baixos rendimentos.

A ministra portuguesa da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, contou, de Lisboa, que mais de 800 mil famílias são beneficiadas pelo serviço reformado há três anos.

“O prêmio agora atribuido pela ONU para a Agência para a Modernização Administrativa prende-se com a disponibilização de uma plataforma de interoperabilidade através da qual se cruzam dados detidos pelas diversas entidades da administração pública, com vista à concessão da Tarifa Social de Energia. Isto permite que não tenham de ser as famílias a ter que apresentar a documentação. Pelo contrário, através desta plataforma, as entidades administrativas obtêm entre si as informações.”

Covid-19

A distinção atribuída pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU é a mais prestigiada para projetos “mais inovadores e eficazes da administração pública”.

Em tempo da Covid-19, a ONU destaca que o prêmio enfatiza a importância e a adaptabilidade do setor público.

Com informações da Agência ONU