
Com investimento de R$ 4,7 milhões, unidade de Porte IV vai atender 16 mil pessoas e oferecer serviços integrados de saúde e lazer.
A Prefeitura de Vila Velha entrega neste sábado (15) a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) de Paul, um investimento de R$ 4,7 milhões que beneficiará cerca de 16 mil moradores da região, incluindo os bairros Argolas e Ilha das Flores. A unidade, de Porte IV, contará com 12 consultórios (8 médicos e 4 odontológicos), farmácia, salas de vacinação, curativos e atendimento psicossocial, além de um auditório para 50 pessoas.
Além da UBS, o projeto inclui a construção de um amplo espaço de convivência com quadra poliesportiva, campo de futebol, playground e academia popular. A iniciativa visa não apenas melhorar o acesso à saúde, mas também promover qualidade de vida e fomentar a economia local com áreas dedicadas ao comércio de alimentos e artesanato.
Unidade Básica de Saúde (UBS) Ermogenis Marinho dos Santos
A nova Unidade Básica de Saúde (UBS) de Paul representa um marco para a região, que há anos aguardava por uma estrutura de saúde completa e moderna. Com 801,05 m² de área construída, a unidade de Porte IV é a maior categoria disponível para cidades e foi projetada para atender às demandas de aproximadamente 16 mil pessoas, segundo dados do IBGE de 2022.
A secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, destacou que os profissionais que atuarão na UBS passaram por treinamento específico para oferecer um atendimento humanizado e acolhedor. “Essa obra era muito aguardada e trará dignidade às comunidades beneficiadas. Estamos preparados para garantir um serviço de qualidade e eficiência”, afirmou.
Além dos consultórios médicos e odontológicos, a UBS conta com farmácia, salas de medicação, vacinação, curativos, coleta e regulação, além de um auditório para 50 pessoas e espaço dedicado ao atendimento psicossocial. O prefeito Arnaldinho Borgo ressaltou que a nova unidade ampliará a capacidade mensal de atendimento em cerca de 8 mil consultas, desafogando a demanda na região e fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS).
Nova área
O projeto também inclui a construção de um espaço de convivência com 7.188,52 m², que oferecerá quadra poliesportiva, campo de futebol de grama sintética, playground, academia popular e área para o fomento da economia local, com barraquinhas de comércio de alimentos e artesanato. “Essa iniciativa vai além da saúde. Queremos promover qualidade de vida e oportunidades para a comunidade”, completou o prefeito.