ONU expressa solidariedade às vítimas do terremoto em Mianmar e Tailândia

Foto: Unicef/ONU

O terremoto de magnitude 7,7 causou danos significativos a edifícios na região de Mandalay, no centro de Mianmar.

Em rede social, subsecretário-geral para Assistência Humanitária agradeceu às equipes da organização que se deslocaram rapidamente ao epicentro do tremor perto da cidade birmanesa de Mandalay; alto comissário para Direitos Humanos lembrou que população já sofre com conflito e violência.

As Nações Unidas expressaram solidariedade às vítimas do terremoto em Mianmar e Tailândia, no sudeste da Ásia.

Segundo agências de notícias, centenas de pessoas podem ter morrido no tremor de 7.7 na escala Richter que atingiu a região na hora do almoço, horário local.

Rachaduras no prédio e momentos de apreensão

O terremoto foi sentido também em Bangcoc, capital da Tailândia, onde um prédio em construção desabou na hora. A professora universitária, Isabel Rodrigues, que vive na cidade, contou à ONU News o que sentiu no momento do tremor.

“Foi bastante forte. Aconteceu por volta, uns minutos da uma e meia da tarde. Eu estava cá, em casa, a trabalhar a partir de casa, e comecei a ouvir uns sons como se fosse uns sons como se fosse de rangeres, e pensei até que fossem os vizinhos a fazer mudanças. Mas depois a perceber que a mesa também estava a balançar e aí associei que devia ser efetivamente um terremoto.”

Terremoto afeta população que já sofre com conflito

Na manhã desta sexta-feira, em Nova Iorque, em declaração a jornalistas, o secretário-geral da ONU, António Guterres, enviou condolências ao governo e aos povos do sudeste da Ásia, afetados pelo sismo. Ele informou que o sitema das Nações Uindas, na região, está mobilizando a ajuda necessária.

Numa rede social, o alto comissário da ONU para Direitos Humanos, Volker Turk, expressou condolências à população e lembrou que o terremoto ocorre em um momento em que os birmaneses já sofrem com as consequências do conflito e da violência no país asiático.

Já o subsecretário-geral para Assistência Humanitária, Tom Fletcher, agradeceu às equipes da ONU, em Mianmar e na região, por responder rapidamente ao terremoto em Mandalay, a segunda maior cidade birmanesa.

Segundo agências de notícias, dezenas de trabalhadores estão desaparecidos na capital da Tailândia, onde equipes de resgate tentam encontrar sobreviventes nos escombros.

O terremoto também teria sido sentido em outros países do sudeste asiático.