Operação “Varredura”: depoimentos revelam esquema

Depoimentos gravados pelo  Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) revelam o esquema de corrupção entre prefeituras capixabas e empresas no âmbito da Operação Varredura. A operação é realizada pelo Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Norte), com apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES. Ela aconteceu, em um primeiro momento, em municípios do Norte e Noroeste do Estado.

Foram cumpridos cinco mandados de buscas e apreensões, cinco mandados de conduções coercitivas e dois mandados de prisões preventivas (de até 180 dias quando decretada no curso da investigação, ou antes, da sentença condenatória recorrível).

O empresário Richelmi Milke, dono da empresa RT Empreendimentos e Serviços Ltda, foi preso em São Gabriel da Palha e encaminhado para o CDP de São Domingos do Norte. Já o secretário de Administração e Finanças de Ponto Belo, Vanilson Alves Vilela, tinha sido preso naquele município e encaminhado para o CDP de São Mateus, mas já teve a prisão convertida em medidas cautelares e foi afastado do cargo de secretário.

Durante a operação, foram apreendidos documentos, computadores, mídias e outros equipamentos e materiais. Vários depoimentos foram colhidos que vem a comprovar a tese do MPES de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, formação de quadrilha, fraude à licitação, tráfico de influência, dentre outros.

Além da RT Empreedimentos e Serviços, são investigadas como partícipes do esquema fraudulento as empresas Aliança Serviços e Construções e Qualitar Limpeza e Soluções Ambientais. Há fortes indícios de que essas três empresas tinham a participação do empresário Richelmi Milke.

Em depoimento gravado, o titular da empresa Qualitar Limpeza e Soluções Ambientais, Edson Antônio Almeida, diz que não participou de licitação. Edson afirma que Richelmi faz parte de uma “sociedade verbal” com a Qualitar e que apenas o auxiliava na administração da empresa, não recebendo provento, tampouco fazendo parte do quadro societário.

Veja trecho do depoimento

O titular da Qualitar, declarou que o “amigo” Richelmi Milke, indicou a compra da empresa e ainda colaborou em setores em que não possuía conhecimento.

Veja mais um trecho do depoimento

Em outro trecho do depoimento, reafirma que não integralizou capital na empresa e que apenas ajudava na administração. Edson afirma que atualmente trabalha como auxiliar no escritório de contabilidade do irmão.

Veja trecho do depoimento

Para se ter uma ideia de como o esquema se desenvolvia, uma nova licitação estava em curso no município de Ponto Belo. A empresa ganhadora, seria anunciada no dia 31/08 e, de acordo com os documentos apreendidos, seria a Qualitar.

Outro fato que chamou a atenção dos promotores de Justiça do MPES foi a falta de aferição na tonelagem do lixo descartado. A forma de apuração era feita com a contagem do número de caminhões que transportavam o lixo, o que possibilitaria o superfaturamento dos valores a serem pagos para a empresa prestadora de serviço.

As investigações continuam, conduzidas por cinco promotores de Justiça, com participação e apoio de policiais do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, além de outros servidores. Os membros do MPES ainda analisam os documentos e dados apreendidos e tomam declarações dos investigados, testemunhas e informantes.

15 Comentários

  1. As generic of plaquenil continues to be a subject of extensive research and clinical use, its story is a testament to the ongoing evolution of medical treatment. The drug’s ability to adapt to new challenges and serve diverse patient populations exemplifies the dynamic nature of healthcare and the enduring quest to improve human health.

  2. Dear reportercapixaba.com.br owner, Your posts are always a great source of knowledge.

  3. To the reportercapixaba.com.br owner, Keep up the good work, admin!

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.