Parque de Jacarenema: novas placas e mais estrutura para garantir segurança e proteger o meio ambiente

A Prefeitura de Vila Velha instalou novas placas informativas e reforçou a estrutura do Parque de Jacarenema para garantir que os visitantes desfrutem da beleza natural com segurança e responsabilidade.

As novas placas, instaladas ao longo da via de acesso ao parque e na recém-inaugurada Ponte da Madalena, trazem informações claras sobre as regras de uso da Unidade de Conservação. O objetivo é orientar os visitantes sobre as restrições e boas práticas para a preservação ambiental, evitando danos à fauna e flora do local.

Entre as regras, destacam-se:

  • Proibição de churrascos e fogueiras
  • Proibição de pesca e caça
  • Proibição da entrada de veículos motorizados sem autorização
  • Proibição da entrada de animais domésticos
  • Proibição de acampamentos
  • Proibição de jogar lixo ou descartar resíduos na natureza
  • Proibição de pular da ponte

Além das placas, o parque ganhou uma guarita no acesso norte e terá outra na entrada da Ponte da Madalena, no acesso pela Barra do Jucu. A Guarda Municipal e os fiscais ambientais monitoram a região diariamente para garantir o cumprimento das regras e a segurança dos visitantes.

A iluminação cênica do parque também foi pensada para minimizar os impactos sobre os animais de hábitos noturnos, garantindo a preservação da fauna local.

“Queremos que todos possam desfrutar do parque de forma responsável, respeitando as regras para que o espaço continue preservado e acessível a todos”, disse o secretário de Meio Ambiente de Vila Velha, Ricardo Klippel Borgo.

O parque funciona diariamente das 6h às 18h. O descumprimento das normas pode ser denunciado à Guarda Municipal pelo telefone 153 ou à Ouvidoria Municipal pelo número 162.