Mais de 5,5 milhões de pessoas morrem prematuramente em consequência da poluição atmosférica, afirmaram pesquisadores durante a conferência da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS, na sigla em inglês), em Washington. A conferência terminou neste fim de semana.
“O smog é responsável por 10% das mortes em todo o mundo”, afirmou o cientista Michael Bauer, da Universidade British Columbia, em Vancouver, durante a conferência na capital americana. “A poluição do ar é o quarto maior fator de risco para morte prematura”, informou Bauer. Somente a pressão arterial elevada, a má alimentação e o tabagismo são considerados mais perigosos.
Sem leis ambientais mais duras, as mortes por poluentes no ar vão aumentar ainda mais nos próximos anos, de acordo com os estudiosos. Pesquisas anteriores haviam estimado esse número de mortos em 3 milhões de pessoas. “A redução da poluição do ar é uma forma eficaz de melhorar a saúde da população”, ressaltou Brauer.
China e Índia
De acordo com os dados divulgados na conferência da AAAS, mais da metade das mortes ocorre na China e na Índia. Na China, cerca de 1,6 milhão de pessoas morreram em 2013 em consequência da poluição atmosférica, enquanto a Índia registrou, no mesmo ano, 1,4 milhão de mortes pela mesma causa.
Ambos os países emergentes vivenciam um rápido processo de industrialização. A China depende fortemente do carvão para a geração de energia.
Na Índia, os pesquisadores informaram que principalmente a queima de madeira, esterco e biomassa é responsável pela má qualidade atmosférica. Menos de 1% da população do país vive em áreas onde a qualidade do ar seria considerada saudável pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Segundo Dan Greenbaum, presidente do Instituto de Efeitos para a Saúde, em Boston, houve progresso significativo nos dois países, porque o problema foi finalmente reconhecido como sério. “Mas ainda falta muito para se encontrar uma solução”, acrescentou Greenbaum.
Atualmente, os pesquisadores tentam descobrir que fontes de poluição do ar são responsáveis por determinado número de mortes.
Com informações da DW.
Vitória
Em abril do ano passado, durante reunião da CPI do Pó Preto da Assembléia Legislativa do ES, o médico Luiz Werber Bandeira, chefe da área de Imunologia Clínica e Experimental da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, disse que nenhum dos moradores da Grande Vitoria ficará livre de doenças produzidas pela poluição do ar.
Na época, ele lembrou que os capixabas estão respirando como se fossem trabalhadores de usina de ferro. Com o detalhe de que esta respiração é por 24 horas por dia, durante todo o ano.
“O ar está contaminado com minério de ferro”, afirmou o médico. Ele informou que o minério, respirado nas ruas, em casa, onde quer que a pessoa esteja, chega aos pulmões, podendo atingir os alvéolos pulmonares.
Só de dióxido de enxofre a Arcelor lança sobre a Grande Vitória 1,2 mil toneladas do poluente – o equivalente a 47 carretas de 27 toneladas cada. Já a Vale emite 320 toneladas de dióxido de enxofre, equivalentes a 17 carretas. No total, a duas empresas lançam, mensalmente, 1.5 mil toneladas de enxofre sobre a Grande Vitória.
Das doenças causadas pela poluição do ar, 80% são cardiovasculares; o restante se divide entre doenças pulmonares crônicas, infecções respiratórias agudas e câncer de pulmão.
O médico Luiz Werber Bandeira considerou os números dramáticos. Lembrou que entre os poluentes do ar estão o dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio, monóxido de carbono, partículas de minério e ozônio.
Ele citou dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de que uma em cada oito mortes está relacionada à poluição ambiental. A OMS informou que a poluição causou sete milhões mortes em 2012. Luiz Werber Bandeira afirmou que a poluição do ar é atualmente o maior fator de risco ambiental para a saúde humana.
com informações do Século Diário.
Wow, awesome weblog structure! How long have you
been blogging for? you make running a blog look
easy. The full look of your website is great, as well as the content!
You can see similar here e-commerce
Encontrei o Spicy Bet por acaso, e foi a melhor descoberta do ano. A plataforma é muito intuitiva, cheia de jogos BR incríveis e com uma seleção diversificada que agrada a todos os gostos. Os bônus são generosos, e as promoções, constantes. Gosto de como o atendimento ao cliente é rápido e eficiente, sempre pronto para ajudar. É uma experiência completa para quem gosta de emoção e diversão online. Recomendo para quem quer se divertir e ainda ter chance de ganhar boas recompensas!