Projeto leva literatura aos ônibus do Transcol

Quem anda nos ônibus do Transcol pela Grande Vitória deve ter percebido poesias brotando penduradas nos bancos dos veículos.  A idéia é do escritor Marcos Bubach, criador do projeto Coletivo D’versos.  As obras foram selecionadas a partir de um concurso literário que envolveu escritores de todo o estado.

Marcos Bubach, idealizador do projeto Coletivo D’versos

“Recebemos mais de 320 obras de municípios como Ibatiba, Fundão, Castelo, Guarapari, Cachoeiro, Rio Bananal e Grande Vitória. Publicamos uma antologia com as 90 melhores obras inscritas e em um evento no Centro Cultural Frei Civitella e tivemos um momento de confraternização com os inscritos e seus convidados. Prestigiamos apresentações musicais, sarau poético sorteio de brindes, competição de declamações com um representante de cada cidade, lançamento do livro antológico e entrega das premiações aos 10 melhores autores”, explica Marcos.

Do total de obras,  40 obras (poemas, trovas, pensamentos, cordel…) foram impressas em 400 cópias e plastificadas para serem colocadas nos ônibus. 45 ônibus da Viação SantaZita, que fazem diversas linhas intermunicipais,  já receberam os impressos. A próxima empresa será a Grande Vitória.

“Dessa forma pretendemos levar a literatura e divulgar nossos escritores dentro dos coletivos para que o passageiro em suas viagens longas ou engarrafamentos possa desfrutar de uma boa leitura e conhecer o que aqui é produzido”, explica Marcos.

De acordo com ele, os escritores e entidades literárias deveriam ser os mais interessados em desenvolver a pratica da leitura e escritas entre os jovens “para

que sempre tenhamos pessoas lendo o que escrevemos e escrevendo textos interessantes e agradáveis que venham contagiar as próximas gerações. Trato essas ações (oficinas, concursos, apresentações) como sementes literárias. Carregamos essas sementes para todas as cidades, escolas, feiras, lançamentos… sempre quando nos dão a oportunidade, semeamo-las e, caindo em boas terras, certamente germinaram e breve nos darão frutos, frutos para a sociedade: pessoas mais educadas, cultas, informadas, com vocabulário melhor, etc,” conclui.

Para ano que vem, juntamente com o ativista cultural Dauri Correia, Marcos pretende realizar novas ações do projeto Semente Literária. Está previsto um outro concurso literário estadual com apoio da Lei João Bananeira de incentivo à cultura de Cariacica e a  publicação de uma antologia com as melhores textos.  A nova proposta prevê ainda pendurar obras literárias em árvores de parques da Grande Vitória ou divulgar os textos e autores em sacos de pão de grandes redes de supermercados.