Os guarda-vidas de Vitória vão distribuir pulseiras coloridas para evitar que crianças se percam nas praias da capital. As pulseiras terão a cor dos pontos de Salvamar, identificados por uma bandeira colorida. Ao todo, são seis cores: branco, azul, vermelho, verde, amarelo e preto. Com o sistema, o trabalho de localização de crianças perdidas é facilitado.
“Crianças com pulseiras de cor diferente da área de atuação do guarda-vida são encaminhadas para o posto de cor correspondente e, assim, de volta para a barraca dos pais”, aponta o coordenador do Salvamar, Klaussos Kal Martins.
Ele completou: “É importante que os pais ou responsáveis procurem praias e locais que possuem os postos de Salvamar. Só isso já garante maior segurança contra afogamentos e casos de sumiços repentinos”.
Para os guarda-vidas Evando Milagre e Ronaldo Carvalho, do posto amarelo da Curva da Jurema, a boa aceitação dos pais tem ajudado muito no processo de identificação das crianças. “Assim que eles chegam à praia, eles vêm direto ao posto para retirar a pulseirinha. Por isso, até o momento, não tivemos nenhuma ocorrência dessa natureza”, ressaltou Carvalho.
O serviço de Salvamar de Vitória está presente nas praias de Camburi, Curva da Jurema e Ilha do Boi. Os guarda-vidas trabalham das 8 às 18 horas e possuem treinamento e equipamentos para o resgate dos banhistas.