Os pais devem ficar atentos à saúde dos bebês durante o inverno porque eles podem sentir os impactos das baixas temperaturas e do clima mais seco.
Durante uma live o pediatra especialista em pneumologia, Thiago Caldi deu algumas dicas práticas e eficientes para manter os bebês saudáveis e protegidos durante o inverno.
Lavagem nasal
A prática ajuda a higienizar e hidratar a mucosa nasal, para remover partículas de sujeira ou alérgenos. A lavagem deve ser feita com soro fisiológico, que não pode estar gelado, e pode ser inserida na rotina diária do bebê, mas no inverno é ainda mais importante, devido ao tempo seco.
Banho na temperatura certa
Não é necessário mudar a rotina de banho do bebê, que pode continuar a ser feito no final da tarde ou antes de dormir, por exemplo. Mas é importante atentar à temperatura da água, que deve estar entre 36 °C e 37 °C, e também do ambiente, que deve estar entre 22 °C e 24 ºC.
Ambiente
A principal causa do aumento de doenças no inverno são as aglomerações e os ambientes fechados. Mesmo durante o frio, é importante garantir que a casa esteja arejada, para dificultar a concentração de vírus e bactérias. É preciso abrir as janelas durante o dia e levar o bebê para passeios em ambientes abertos. Principalmente durante a pandemia, é preciso evitar, ao máximo, lugares fechados e com muita gente.
Estímulo da autonomia
A dica mais importante é observar o bebê. Em uma temperatura de 24 °C, por exemplo, apenas um body e calça já são suficientes para mantê-lo aquecido. Excessos de roupa podem trazer problemas como microlesões na pele e hipertermia. Para checar, basta encostar as mãos no tórax do bebê e, caso ele esteja numa temperatura agradável, significa que não está passando frio, e não são necessárias mais camadas de roupa.
Essas e outras dicas surgiram com base nas principais dúvidas de mães e pais que foram respondidas pela MAM Baby em uma live sobre cuidados no inverno feita em parceria com Thiago Caldi e Fernanda Floret, do blog Vestida de Mãe.