Entre os dias 19 e 20 de maio houve 106 mil casos de Covid-19 reportados à Organização Mundial da Saúde. Esse total é o mais alto registrado em um único dia desde o início do surto.
De acordo com a mais recente atualização da agência, apresentada esta quarta-feira, apenas quatro países relataram quase dois terços desses casos. Brasil está com 7.938 atrás dos Estados Unidos com 45.251 e da Rússia com 9.263. A Arábia Saudita teve 5.102 e a Índia 4.970 notificações.
O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, disse a agência tem grande preocupação com o crescente número de casos em países de baixa e média renda.
A boa notícia é observar casos como a Coreia do Sul que se baseou da experiência obtida com a síndrome respiratória do Oriente Médio para implementar rapidamente uma estratégia abrangente para encontrar, isolar, testar e cuidar de todos os casos e ainda rastrear todos os contatos.
Para o chefe da agência, essa ação foi vital para a interrupção da primeira onda e agora identifica e contenção rápida de novos surtos.
Ghebreyesus destacou ainda que os governos definiram como objetivo principal suprimir a transmissão, salvar vidas e restaurar meios de subsistência na Assembleia Mundial da Saúde, terminada esta quarta-feira.
Fonte: ONU News