O Socol de Venda Nova do Imigrante, tesouro gastronômico de origem italiana, teve sua importância reconhecida pelo certificado de Indicação Geográfica (IG). A região noroeste do munícipio de Venda Nova do Imigrante também ganhou o reconhecimento de referência na produção do Socol, por ser uma área onde existe grande quantidade de descendentes de italianos que produzem a iguaria.
A solicitação, uma iniciativa da Associação Dos Produtores de Socol de Venda Nova do Imigrante – ASSOCOL, foi feita em 2014 e aprovada na última terça-feira (12). Ainda no dia 12 de junho, a Indicação Geográfica foi publicada na Revista da Propriedade Industrial (RPI), produzida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).
“Essa conquista mostra-se como importante instrumento de divulgação do Espírito Santo perante turistas e possíveis investidores. Estamos muito felizes com o reconhecimento da origem e qualidade do Socol capixaba, que é reflexo da cultura local e reflete no turismo na região”, apontou o secretário Estadual de Turismo, Paulo Renato Fonseca Jr.
A Indicação Geográfica é utilizada para conhecer a procedência de serviços ou produtos, quando as características do que é comercializado remetem ao local de origem ou no momento que a área tornou-se mais conhecida.
O socol
Socol, embutido de carne suína, feito do lombo do porco, é uma receita de origem italiana e que se mantém viva pelas famílias de Venda Nova do Imigrante. O processo de produção do socol consiste em temperar a carne, curar e armazenar de forma artesanal por meses da mesma forma que os antepassados italianos faziam.
Venda Nova do Imigrante
Conhecida como a capital nacional do agroturismo, Venda Nova do Imigrante oferece aos seus visitantes a opção de cotidiano da vida rural. As propriedades, algumas abertas a visitação, produzem queijos, licores, cachaça, socol e café. Na cidade há também lojas de agroturismo que fornecem informações sobre o segmento.
Assim como a maioria dos municípios da Região Serrana, Venda Nova foi colonizada por imigrantes italianos. O nome de Venda Nova surgiu porque antigamente havia uma pequena mercearia, que era chamada simplesmente de venda. Essa mercearia foi reformada e ficou conhecida como venda nova, dando nome ao local. Como a cidade foi colonizada por imigrantes, com a emancipação, em 1988, foi adotado o nome de Venda Nova do Imigrante para evitar confusão com outras localidades brasileiras de mesmo nome.
O município fica a 115 km de Vitória e o melhor acesso é via Rodovia BR 262, sentido Minas Gerais. O trajeto de carro dura cerca de duas horas. Também é possível ir de ônibus até a cidade, pois existem saídas diárias da capital.