Transpetro estuda expansão no ES em novo projeto portuário em Aracruz

Transpetro e Imetame estudam parceria para operação ship do ship
Transpetro quer expandir operações ship to ship no ES

Parceria com Grupo Imetame promete impulsionar operações de transbordo e otimizar exportações de petróleo no estado.

A Transpetro, subsidiária de logística da Petrobras, analisa expandir significativamente suas operações no Espírito Santo. A empresa firmou um memorando de entendimento com o Grupo Imetame para explorar um novo projeto de infraestrutura portuária em Aracruz, no litoral norte capixaba. A iniciativa visa o arrendamento de dois berços de atracação no porto multipropósito que está sendo construído pela Imetame.

A parceria permitirá à Transpetro realizar, pela primeira vez no estado, operações de transbordo de petróleo entre navios (conhecidas como “ship to ship”), ampliando a gama de serviços logísticos oferecidos no Brasil. Essa modalidade, que consiste na transferência direta de produtos entre embarcações, representa uma alternativa crucial para o escoamento de petróleo das Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo, com reflexos positivos na otimização das exportações nacionais.

Liderança no ship to ship

Segundo Gustavo Rosindo, gerente executivo da Transpetro, a localização estratégica do Espírito Santo é um fator determinante, favorecendo as rotas de navegação e o fluxo de produtos, principalmente para as Bacias de Campos e Santos. “A concretização do acordo com a Imetame ampliará nosso alcance no Sudeste, atendendo ainda mais às demandas do setor de óleo e gás”, afirma Rosindo.

Gilson Pereira, CEO da Imetame Logística Porto, destaca a importância da parceria para o sucesso do complexo portuário em construção. “Nosso objetivo é oferecer serviços de qualidade, com alta performance e de forma sustentável. A união com a Transpetro é fundamental para consolidarmos esse novo projeto”, ressalta Pereira.

O projeto portuário da Imetame prevê duas fases: a primeira com dois píeres para navios de grande porte, incluindo os da classe Suezmax (capacidade para 1 milhão de barris de petróleo e profundidade de 17 metros); e a segunda, com ampliação para receber navios VLCC (Very Large Crude Carrier), com capacidade para até 2 milhões de barris e profundidade de 25 metros. O novo terminal estará localizado próximo ao Terminal de Barra do Riacho (TABR), já operado pela Transpetro.

Líder em operações “ship to ship” no Brasil, a Transpetro atua em 13 localidades, atendendo a mais de 70% da demanda nacional. A empresa se destaca como uma das maiores provedoras desse serviço no mundo, movimentando grandes volumes de petróleo e derivados com eficiência e segurança.

A formalização do acordo com a Imetame é esperada para o primeiro semestre de 2025, com o início das operações portuárias previsto para o segundo semestre do mesmo ano. O Grupo Imetame planeja uma fase inicial de testes em 2025, com operação plena em 2026, após a obtenção de todas as autorizações e certificações necessárias.

A Transpetro continua avaliando outros projetos no Brasil, buscando expandir suas atividades e fortalecer sua posição no mercado de logística de petróleo e gás.