Turismo internacional se recupera e atinge 98% dos níveis pré-pandemia

Cerca de 1,1 bilhão de turistas fizeram viagens internacionais entre janeiro e setembro de 2024, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT). O setor registrou uma recuperação global de 98% em relação aos níveis anteriores à pandemia, impulsionada pela alta demanda na Europa, recuperação na Ásia e Pacífico e melhora na conectividade aérea e na facilitação de vistos.

A maioria dos destinos já apresenta números superiores aos de 2019, com destaque para o Oriente Médio, que teve um crescimento de 29% nas chegadas internacionais. Na Europa, a alta foi de 1%, enquanto as Américas recuperaram 97% dos números pré-pandemia. A Ásia e o Pacífico alcançaram 85% do desempenho de 2019, após uma reabertura gradual.

Em termos de receitas, 35 dos 43 países com dados disponíveis ultrapassaram os níveis de 2019, muitos registrando crescimento de dois dígitos. O secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, destacou o impacto positivo do turismo na criação de empregos e no fortalecimento de economias ao redor do mundo.

Espera-se que 2024 termine com o turismo internacional atingindo os patamares de 2019, consolidando a recuperação total do setor.