Ao comprar uma casa, você terá que fazer uma oferta ao vendedor. Para fazer isso, você precisará escrever uma carta que explique por que você está interessado em comprar a casa e inclua detalhes sobre o financiamento imobiliário e a data prevista para o fechamento do negócio.
Frequentemente, a chave para escrever a melhor carta de oferta é encontrar uma maneira de se conectar com o vendedor em um nível pessoal. Confira algumas dicas que ajudarão você a escrever a proposta de oferta imobiliária perfeita para formalizar sua intenção de compra imobiliária para apartamentos ou casas à venda em Vitória ES.
Acompanhe!
1. Visite o local e destaque o que você mais gostou no imóvel em questão
Seu vendedor vai querer saber por que você quer comprar a casa deles, por isso é uma boa ideia mencionar isso perto do início da sua carta. Um pouco de bajulação pode percorrer um longo caminho, por isso não custa chamar a atenção para o quão bem o vendedor manteve a casa ao longo dos anos. Não se esqueça de mencionar detalhes específicos que você gostou e discutir como a casa difere das outras que você já viu.
2. Compartilhe algo sobre si mesmo ao visitar o imóvel
Depois de elogiar o vendedor e a casa, você pode comentar sobre algumas informações pessoais. Você deseja que o vendedor escolha você em relação aos outros compradores interessados, portanto, é recomendável tentar descrever brevemente fatos memoráveis sobre você. Você pode falar sobre sua família e para onde vai se mudar ou fazer outros comentários que possam dar ao vendedor uma ideia do que mudar para a casa significaria para você. O que você pode não querer compartilhar com seu vendedor são seus planos de fazer grandes alterações na casa. Embora você possa transformar um dos quartos em uma academia em casa ou construir um porão, seu vendedor pode se sentir um pouco apegado à casa. Representar alguém mudando a casa que ama pode ser demais para um vendedor engolir.
3. Chame o vendedor pelo nome, especialmente na proposta
Ao conversar, chame o vendedor pelo nome. E caso deseje fazer uma proposta formal de negociação, evite fazer uma carta com oferta com a frase “Prezado vendedor” – isso provavelmente não impressionará seu vendedor. Isso pode parecer que você não sabe o nome do vendedor ou planeja fotocopiar sua carta e enviá-la a vários vendedores. Para melhorar suas chances de derrotar outros compradores da casa que você deseja, é melhor usar o nome real do vendedor. Se, por algum motivo, você não souber quem é e não conseguir encontrá-lo on-line, sempre poderá consultar o seu agente imobiliário para lhe dar esta informação de maneira precisa.
4. Seja preciso e conciso ao redigir sua proposta
Se você estiver no meio de uma negociação em meio a lances para a aquisição de um imóvel que você tenha gostado, como por exemplo um apartamento em Vitória ES, é importante manter sua carta concisa na carta de proposta. Você não quer entediar seu vendedor às lágrimas com um ensaio longo, não é mesmo? Então, evite detalhes desnecessários! As melhores ofertas começam e terminam fortes. Ao concluir sua carta com proposta imobiliária, lembre-se de expressar interesse genuíno em comprar a casa. Também é uma boa ideia agradecer ao vendedor por considerar a sua oferta e solicitar um prazo de retorno com o aceite ou a recusa à sua proposta.
5. Tenha um consultor financeiro ajudando-o
Na hora de fazer sua negociação, é importante apresentar-se como um candidato sério, que pode comprar o apartamento ou a casa que está sendo vendida e se orgulhará de torná-la seu/sua. Antes de fazer uma compra importante como um imóvel, é sempre uma boa ideia conversar com um consultor financeiro. Afinal de contas, certos exageros ou falta de planejamento podem comprometer sua proposta. Então, tenha conhecimento das suas reais possibilidades antes de formalizar uma proposta imobiliária! Encontrar o consultor financeiro certo que atenda às suas necessidades não precisa ser difícil: considere esta possibilidade!
6. Decida o que irá oferecer como pagamento de forma concreta
Você precisará decidir o que oferecer pelo imóvel que chamou sua atenção. Quanta casa você pode pagar? Quão competitivo é o mercado imobiliário? Você precisará gastar muito em reparos ou atualizações para a casa? Há quanto tempo a casa está no mercado? O vendedor parece desesperado para fechar o negócio? Todos esses fatores influenciarão o quanto você decide oferecer para o lar. Em geral, fazer uma oferta baixa em uma casa é arriscado se você realmente gostou do lugar. Fazer uma oferta baixa pode ser uma ótima maneira de iniciar as negociações, mas se for muito baixa, corre o risco de alienar o vendedor ou perder a compra para outras pessoas. Se você estiver fazendo uma oferta, a venda será realizada mais rapidamente se você puder fazer uma oferta em dinheiro.
7. Estude o mercado imobiliário da localização desejada
Antes de entregar a sua proposta, é importante fazer uma pesquisa de mercado sobre os preços de venda de casas semelhantes na área desejada para que você tenha fatos para fazer backup de sua oferta. Considere também se você precisará gastar muito em reparos ou atualizações para a casa? Há quanto tempo a casa está no mercado? O vendedor parece desesperado para fechar o negócio? Todos esses fatores influenciarão o quanto você decide oferecer para o lar.
8. Evite ficar ansioso demais para aguardar uma resposta
Por mais que seja inevitável ficar um tanto quanto ansioso com a possibilidade de uma resposta positiva, entregar uma oferta imobiliária não pode necessariamente garantir que você chegará à casa que está de olho, especialmente se você estiver disputando um imóvel contra compradores dispostos a pagar mais em dinheiro. Mas uma carta bem escrita, além de uma postura assertiva e profissional pode convencer um vendedor a considerá-lo um potencial comprador.
Agora que você ficou por dentro dos detalhes para formalizar uma proposta imobiliária, fique atento a essas dicas que apresentamos por aqui na hora de comprar seu imóvel. Gostou destas informações? Aproveite e compartilhe estas dicas com suas redes de contato!